Sejam Bem Vindo (a)!

Mostre que você não apenas é observado, mas também um observador da mídia...

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A PEC dos jornalistas: a luta continua!

Em andamento no Brasil há pouco mais de um ano, a luta da classe dos jornalistas pela restituição à obrigatoriedade do diploma acadêmico como exigência para o exercício da profissão alcança um dos momentos mais aguardados. Conforme texto divulgado no site da FEderação Nacional dos Jornalistas - FENAJ, "As atenções dos jornalistas brasileiros se voltam para o Congresso Nacional nesta semana, quando serão retomadas as atividades legislativas após o recesso parlamentar de julho".

Trata-se da decisão em cima da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 33/09, do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE), uma das matérias que podem ir à votação em plenário neste período de esforço concentrado. Tramitando em regime especial de votações, a PEC 33/09, que restabelece a exigência do diploma em curso superior de Jornalismo como requisito para o exercício da profissão é uma das matérias apontadas como prioritárias por acordo entre as lideranças partidárias antes do início do recesso. Mas não foi à votação no esforço concentrado realizado no dia 7 de julho.

Não obstante, é bom lembrar que a pedra, no caso, poderíamos chamar de verdadeira 'rocha' que se encontra travada no caminho dos jornalistas para a vitória no Senado, é o seu próprio representante maior, o senador José Sarney, proprietários de um dos maiores grupos de comunicação do país e cujo cargo exercido no SEnado, certamente, está longe de qualquer isenção, ou mesmo, 'boas intenções' para com os 'proletariados da indústria da informação'.

Contudo, como a esperança é a última que morre e o brasileiro não desiste nunca. Confiemos na força credível dos jargões e aguardemos o próximo capítulo dessa novela que, a julgar pelos trâmites até aqui registrados, está mais para uma mini-série com um número de episódios indeterminado...

Nenhum comentário: