Sejam Bem Vindo (a)!

Mostre que você não apenas é observado, mas também um observador da mídia...

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Jornalismo deficiente

“Curso vai preparar jornalistas para a cobertura de gênero, raça e etnia”, noticiava uma matéria publicada recentemente no site do comuniquese. Nas entrelinhas do enunciado que falava de uma iniciativa da ONU em parceria com a FENAJ, podia-se ler, claramente, mais um diagnóstico da deficiência da imprensa brasileira no tocante a uma cobertura de qualidade, sobretudo, em se tratando de problemáticas sociais envolvendo realidades vivenciadas por grupos sociais específicos a exemplo dos mencionados no título da matéria.

Trata-se, como não é mais novidade para nenhum brasileiro, de um traço característicos do jornalismo brasileiro que, cada vez mais demonstra-se superficial e, em alguns casos, totalmente despreparado ao tratar de determinados assuntos.

Atentos a essa realidade que há décadas vem sendo objeto de estudos acadêmicos e denunciadas por pesquisas, entidades civis das mais diversas apresentam iniciativas voltadas a uma melhor qualificação do trabalho de cobertura jornalística no sentido de, não apenas capacitar melhor os profissionais da imprensa que, vale ressaltar, em sua maioria, não dispõem de recursos e condições de apresentar um trabalho devidamente qualificado, mas também contribuir com a tão propagada democratização da informação.

Informação essa que, na qualidade de produto midiático master, mesmo se tratando da mercadoria mais valiosa e vital ao desenvolvimento da sociedade contemporânea, ainda é explorado de forma muitas vezes sem nenhum esmero e, menos ainda com a profundidade necessária.

Trata-se aqui de um combate a um tipo de tratamento que compromete aquilo que é mais propagado como máxima e, por vezes, slogan pela indústria do noticiário que é o comprometimento com a cidadania. É assim que, cresce pelo país a fora, os cursos de capacitação voltadas a temáticas específicas, a exemplo dos gêneros, educação e meio ambiente.

Algo que vem sendo também combatido dentro das universidades e, sobretudo, através de cursos de comunicação social com ênfase no viés crítico na formação do comunicólogo, a exemplo dos cursos de Educomunicação que começam a surgir no Brasil.

Em outras palavras, muito mais que os cursos de jornalismo, a qualificação do processo de produção e circulação da informação é hoje um desafio de várias outras vertentes acadêmico-científicas que surgem como reflexo da ansiedade que brota do seio social por uma mídia mais eficiente e comprometida com a educação.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Encontro mundial de blogueiros

A alta audiência dos blogs espalhados pela rede mundial de computadores tem motivado a mobilização de blogueiros em todo o mundo, os quais vêm se organizando e realizando uma série de eventos voltados à discussão de interesse desta modalidade de rede social que não pára de crescer.

O evento mais recente a ser realizado e que reunirá blogueiros de várias partes do mundo é 1º Encontro Internacional de Blogueiros é o 1º Encontro Internacional de Blogueiros, que acontecerá de 28 a 30 de outubro, em Foz do Iguaçu. O evento vai discutir "O papel da globosfera na construção da democracia".

São esperados internautas dos Estados Unidos, Europa, Ásia, África e América Latina.
Dentre os convidados internacionais estão o francês Ignácio Ramonet, criador do jornal Le Monde Diplomatique; o espanhol Manuel Castells, autor de diversos livros sobre a cultural digital; a norte-americana Amy Gooldmann, responsável pela rede "Democracy Now"; o espanhol Pascual Serrano, blogueiro e fundador do sítio Rebelion; o blogueiro cubano Iroel Sanches; o coordenador da campanha de Ollanta Humala (Peru), Elvis Moris; o argentino Pedro Bringler, blogueiro e diretor da TV Pública da Argentina.

Há grande expectativa mundial sobre o Encontro Internacional de Blogueiros, uma vez que um dos principais convidados internacionais é o Julian Assange, criador do Wikileaks.

Wikileaks é uma organização transnacional sem fins lucrativos que publica em seu site posts de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis. Pela importância e repercussão que teve no mundo nos últimos meses, o Wikileaks e a forma como os governos e empresas de comunicação tratam as informações, devem ser alguns dos principais temas a serem debatidos no Encontro Internacional de Blogueiros.

Sobre o papel da "Globosfera no Brasil" deverão dividir mesa de debate: Paulo Henrique Amorim (Conversa Afiada); Luís Nassif (Blog do Nassif); Hidegard Angel (blogueira carioca); Esmael Morais (blogueiro paranaense).

Nesta semana, o blog oficial do 1º Encontro Internacional de Blogueiros deverá entrar no ar com a programação e dicas de hospedagens em Foz do Iguaçu.

Para mais informações http://participacaosocial.wordpress.com/