Sejam Bem Vindo (a)!

Mostre que você não apenas é observado, mas também um observador da mídia...

quarta-feira, 19 de maio de 2010

PEC dos jornalistas

Voltando ao tema anterior do último texto aqui postado, a novidade é que os jornalistas gaúchos conquistaram uma importante vitória na luta em defesa da regulamentação profissional. A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul derrubou nesta terça-feira (18/05) o veto da governadora Yeda Crusius (PSDB) ao projeto de lei 236/2009, de autoria do deputado Sandro Boka (PMDB), que determina a obrigatoriedade do diploma em Jornalismo para o exercício da profissão no serviço público estadual. O veto foi derrubado por 35 votos, contra apenas três favoráveis à manutenção, conforme divulgação da Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ.

A luta da PEC dos jornalistas prossegue por todo o país de forma localizada, por meio da qual, os profissionais da imprensa e demais jornalistas formados buscam o apoio dos parlamentares em seus estados para a manuntenção do direito adquirido e pela qualificação no exercício da profissão. Os resultados obtidos até o momento, a praticamente um ano de aniversário da medida esdrúxula do STF de cassação do diploma em Jornalismo, reforçam o fato de que a mobilização humana em prol de interesses públicos ainda é uma das melhores estratégia de conquista social. É nesse rumo que as demais categorias e sociedade em geral deve migrar em busca de seus direitos e anseios democráticos!.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

A PEC dos jornalistas: a luta continua!

A 'peleja' dos jornalistas contra a esdrúxula medida do STF em derrubar a exigência do diploma em Jornalismo para o exercício da profissão vive mais um momento importante com a apreciação da Proposta de Emenda à Constituição 386/09, conhecida como a PEC dos Jornalistas junto à Câmara dos Deputados Comissão Especial prevista para esta semana.

De acordo com informações da Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ, após novas indicações feitas pelo PV e pelo DEM, o PSDB é o único partido que ainda não fez nenhuma das indicações a que tem direito. A FENAJ incentiva os apoiadores da campanha em defesa do diploma a encaminharem mensagens ao líder do partido na Câmara.”No dia 5 de maio, após contato com o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade, e com o autor da PEC 386/09, deputado Paulo Pimenta (PT/RS), o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB/SP), determinou à Secretaria Geral da Mesa Diretora da Casa, que solicitasse aos partidos que façam as indicações a que têm direito e que instalasse a Comissão”, diz o último boletim oficial da entidade.

Trata-se de mais um passo importante não apenas para os profissionais da imprensa, mas de toda a sociedade reaver esse importante direito à informação de qualidade e com mais dignidade frente aos donos da mídia brasileira. Continuemos de olhos atentos!.