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quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Globo e futebol: um negócio de R$ 1,4 bilhão

O contrato bilionário recém-firmado entre a Rede Globo de Televisão com o Clube dos 13, no valor de 1,4 bilhão, garantindo a emissora dos ‘Marinho’, os direitos exclusivos da transmissão do Campeonato Brasileiro no triênio 2009-2011, ressalta o negócio da ‘china’ (jargão este, aliás, que será tema da nova novela da Globo– outro produto lucrativo da emissora) que representa o futebol para a mídia.

O valor da comercialização do ‘Brasileirão’ foi fechado depois de uma longa negociação entre a diretoria comercial da TV Globo e os clubes que integram o clube dos 13, e contou com um pequeno empurrãozinho da maior rival da Globo, a TV Record, que, conforme várias informações circuladas na Internet, estava de olho neste contrato pra lá de lucrativo. De quebra, ganharam os clubes que, há meses, negociavam um aumento da cota que é repassada pela Globo.

Foi, é claro, uma jogada e tanto dos representantes dos times milionários de futebol brasileiro que terminou pegando de jeito a Rede Globo. Contudo, nada mais justo para quem lhe garante, há décadas, uma senhora renda por meio de valiosas cotas publicitárias que são, na verdade, o eixo central de sustentação de todos os veículos de comunicação e, mais ainda, da relação destes com o futebol, fenômeno este, aliás, moldado pela mídia insistentemente como a paixão nacional. E o amor, onde fica?.

Mas o tamanho dessa paixão pode ser medida perfeitamente em cifras. Para se ter uma idéia do tamanho e valor monetário do bolo publicitário fatiado entre a Globo com os times de futebol, do qual, é evidente, esta termina ficando com a fatia maior, no ano passado, a Globo vendeu cada cota do seu futebol por R$ 108 milhões, conforme informações do jornal Propaganda & Marketing. As cotas são compradas por empresas de grande porte, a exemplo do Itaú, Casas Bahia, Vivo, Ambev e Volkswagen. Isso sem falar no "top" de 5 segundos da Coca-Cola, que rende R$ 32 milhões.

Estas cifras, vale salientar, não incluem as diversas outras cotas publicitárias advindas de outras modalidades de produtos midiáticos, as quais chegam aos cofres da emissora com a mesma rapidez do sonoro ´plim plim” que esta soa aos ouvidos dos seus telespectadores. Fazem parte desta fonte financeira suntuosa, as outras modalidades de programas agregradas à grande televisiva ‘global’, a exemplo da Fórmula 1, que assim como o futebol, representa algumas das maiores rendas de faturamento desta e cujo valor já fechado para 2009 é de R$ 50% milhões.

Isto sem falar no cada vez mais lucrativo “Big Brother Brasil” que, de fato está se tornando um realy show em faturamento para a Globo e os demais atrativos de entretenimento. Neste sentido, nunca é demais lembrar que, enquanto, de um lado, os telespectadores se entretém sentados confortavelmente em frente à telinha da Globo com o seu delicioso cardápio televisivo, de outro, o departamento comercial – o coração e cérebro da emissora – faz festa com os números do ibope, números estes que, como vemos, se transformam em cifras por segundos.

Encerrando esse comentário que tem como propósito principal, oferecer aos caros colegas internautas, uma idéia ainda que parcial do astronômico resultado financeiro que se esconde por trás da indústria de entretenimento deste que continua sendo o sistema de comunicação mais lucrativo do país, aqui ai outro dado. Segundo dados do Propmark, o faturamento da Globo no ano passado foi de aproximadamente R$ 5,2 bilhões. Para este ano, acredita-se num crescimento de 11%. E ainda se fala em crise na rede Globo...

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Mídia cidadã

Pautadas no papel cada vez mais central que a mídia tem ocupado na sociedade contemporânea, cresce, na sociedade civil organizada, as discussões sobre esta relevante temática de que trata este blog. Trata-se de uma importante vertente discursiva voltada à uma maior conscientização em torno dos modos operandi e efeitos dos meios de comunicação de massa no cotidiano dos cidadãos.

Neste contexto, será realizado em Recife, a IV Conferência Brasileira de Mídia Cidadã - Pesquisas acadêmicas e experiências da sociedade civil, mercado eEstado na efetivação do direito humano à comunicação. O evento abordará diversos temas relacionados à problemática acima mencionada. Dentre os temas que serão discutidos, estão os seguintes: o direito do cidadão à comunicação, as políticas de informação, rádio comunitária, a internet e os jovens, os efeitos da publicidade, TV Pública e, a informação como instrumento de formação cidadã.

O encontro acontecerá na UFPE, nos dias 16, 17 e 18 e reunirá dezenas de pesquisadores e representantes da sociedade civil em torno de uma vasta programação que reproduzimos em parte, mais abaixo. O evento é aberto ao público em geral. A Confirmação da participação dev ser feita até 15 de outubro pelo e-mail: www.observatorio.midia@ufpe.br).
Maiores informações e a programação, na íntegra, no site http://www.ufpe.br/observatorio .

Programa
Quinta-feira – 16 de outubro
8h – Credenciamento dos participantes (Recepção do CAC)8h30 – Abertura (Jardim interno do CAC)- Prof. Dr. Amaro Lins - Reitor da UFPE- Dr. Romeu Tuma Júnior – Secretário Nacional de Justiça- Dr. Paulo Varejão – Procurador-geral do MPPE- Profa. Dra. Solange Coutinho – Pró-reitora de Extensão da UFPE- Profa. Dra. Virgínia Leal – Diretora do Centro de Artes e Comunicação- Profa. Dra. Isaltina Mello Gomes – coordenadora do PPGCOM/UFPE- Profa. Dra. Cicilia Peruzzo – Cátedra Unesco/Umesp- Prof. Dr. Edgard Rebouças – Observatório da Mídia Regional/PPGCOM/UFPE

9h – Reunião dos grupos de trabalho (CAC)GT1 - Mini-auditório IFormação de correspondentes para a rádio comunitária HeliópolisCicilia M. Krohling PeruzzoOboré Projetos Especiais de Comunicação; Núcleo de Pesquisa deComunicação Comunitária e Local (Comuni) - Umesp; Projeto Redigir(ECA/USP); União de Núcleos Associações e Sociedades de Heliópolis eSão João Clímaco (Unas)

Rádio comunitário regional: perfil da rádio Ponte FM em Indaiai - SCLetícia Dayanna Ferreira de Melo e Ofélia Torres MoralesUniversidade Regional de Blumenal

Rádio Mulher: uma estratégia política feminista em comunicaçãoHainer Bezerra de Farias e Flavia Maria LucenaCentro das Mulheres do Cabo;

Rádio MulherRádio e aprendizagem: a participação de crianças e adolescentes naconstrução de um ambiente comunicativo a partir da rádio-escolaLuana Amorim GomesUFCProjeto Dissonante: faça-rádio-web-você-mesmo - uma experiência decomunicação livreFernando Paulino; Juliana Oliveira Mendes; Leyberson Lelis Pedrosa ePedro Arcanjo Matos (Unb)

Rádios comunitárias na internet: mais um canal para a tentativa depromoção de cidadania nos locais mais pobres do país. O caso dasrádios comunitárias na web do sertão do PiauíOrlando Maurício de Carvalho BertiUniversidade R. Sá (Picos – PI)

Está entrando no ar... A voz da juventudeTatiana Castro MotaONG Catavento Comunicação e Educação – CearáVocê fala, você muda! Uma experiência pela democratização da ComunicaçãoHugo de Lima; Marcela Lino e Marcelle HonoratoComunidade Boivoador de Artes e Comunicação Social
GT2 - Mini-auditório IIClassificação Indicativa – Informação QualificadaRomeu Tuma JúniorMinistério da Justiça - Secretaria Nacional de Justiça Departamento deJustiça, Classificação, Títulos e QualificaçãoCampanha "Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania"Ricardo Moretzsohn

Comissão de Direitos Humanos e Minorias e Comissão de LegislaçãoParticipativa da Câmara Federal; Campanha "Quem Financia a Baixaria éContra a Cidadania"A campanha "Quem financia a baixaria é contra a cidadania": direitoshumanos na TV brasileiraCarlos Henrique Demarchi(Unesp)

O caso Direitos de Resposta e o controle público da mídiaAna Maria StraubeIntervozes – Coletivo Brasil De Comunicação Social; Ministério PúblicoFederal; Ação Brotar Pela Cidadania e Diversidade Sexual; Associaçãoda Parada do Orgulho dos Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros deSão Paulo; Associação de Incentivo à Educação e Saúde de São Paulo;Centro de Direitos Humanos;

Identidade – Grupo de Ação Pela CidadaniaHomossexual.Da "farra das concessões" à interdição das rádios comunitárias: opoder político e econômico dos mercadores do setor de rádio no BrasilAna Veloso e Hainer FariasUnicap;

UFPEO papel do Poder Judiciário na restrição e/ou garantia do direito àliberdade de expressãoJackeline Danielly Freire FlorêncioUFPEO dilema entre público e estatalInaldo Santana AraújoUFBA12h – Visita à I Feira Nacional de Mídia Cidadã (CAC)14h – Reunião dos grupos de trabalho (CAC)

GT3 - Mini-auditório IA mensagem da classificação indicativa na língua brasileira de sinaisnas vinhetas televisivasRomeu Tuma JúniorMinistério da Justiça - Secretaria Nacional De Justiça - Departamentode Justiça, Classificação, Títulos e QualificaçãoA atuação do cfp na implementação das políticas de comunicação: o casoda publicidade para criançasClara GoldmanConselho Federal de PsicologiaPolíticas de incentivo às mídias cidadãs em VitóriaJacson José Maria SegundoPrefeitura de VitóriaVozes da democracia – histórias da comunicação na redemocratização do BrasilIano MaiaIntervozes – Coletivo Brasil de Comunicação SocialRelações públicas cidadã na Andaluzia: um relato sobre a ouvidoria deuma associação de emissoras comunitárias e municipais de rádio e tv nosul da EspanhaJosé Guibson DantasUniversidad de Málaga

TV pública do Brasil e a eficácia do direito fundamental à informaçãoJoana Maria de Brito MatosUFPEA memória do direito à comunicaçãoRenato BigliazziUnBAnálise das práticas de comunicação na gestão municipal de saúde parao controle da dengueIdê Gomes Dantas Gurgel e Mariana Olívia Santana dos SantosFiocruz – Fundação Osvaldo Cruz

GT4 - Mini-auditório IIUma janela para o mundo: a inclusão comunitária e mercadológica dosadolescentes do projeto TV JanelaRobson da Silva BragaUFCColetivo Gambiarra ImagensColetivo Gambiarra ImagensCoque, exercícios do olhar: uma experiência de pesquisa comodesdobramentos de um projeto de extensãoRafael Souza, Roberta Lira dos Santos, Monick França, Gutembergue deLima e Sandokan Xavier

Sábado – 18 de outubro8h – Saída para visita a projetos de mídia cidadã no Recife(Estacionamento do CAC)(Confirmação da participação até 15 de outubro pelo e-mailobservatorio.midia@ufpe.br)

Maiores informações no site http://www.ufpe.br/observatorio .

Realização:Observatório da Mídia Regional: direitos humanos, políticas e sistemas(PPGCOM/UFPE)Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento RegionalApoio:Auçuba – Comunicação e EducaçãoCentro de Cultura Luiz FreireCentro das Mulheres do CaboConselho Regional de Psicologia (CRP-PE)Hotel CanariusFaculdade Marista do RecifeLe Fil Comunicação DigitalMinistério Público do Estado de PernambucoRecife Convention & Visitors BureauSindicato dos Servidores Públicos Federais de PernambucoSindicato dos Telefônicos de PernambucoSinos - Organização para o Desenvolvimento da Comunicação Social