Sejam Bem Vindo (a)!

Mostre que você não apenas é observado, mas também um observador da mídia...

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Televangeli$mo: a arte de viver da fé

Instrumento de geração, manutenção e disputa de poder em seu sentido mais amplo, a televisão continua sendo um dos símbolos mais significantes e ao mesmo tempo reveladores dos rumos que a fé institucionalizada tem tomado no Brasil. Meio de comunicação massivo de largo alcance e fonte inesgotável de arrecadamento financeiro – o BBB que o diga -, a Tv tem se mantido , ao longo das últimas décadas, o objeto de fé maior dos líderes religiosos no terreno da acirrada e lucrativa disputa pelos fiéis.

Trata-se aqui de um dos fenômenos sociais mais instigantes desse novo milênio e que se apresenta como um dos sinais mais claros dos novos tempos. Tempos dos templos cada vez mais numerosos e multiplicados, em grande parte, pelas antenas de Tv´s, numa demonstração inequívoca da arte de se viver da fé. Algo,aliás, já apregoado, num dos grandes hits dos anos 1980, na voz do paraibano Herbert Viana, em mais uma daquelas canções que fazem dos cantores, grandes visionários e até mesmo profetas do mundo moderno.

Pelo menos é assim que se tem percebido o movimento já denominado de televangelismo que se propaga pelo país com uma grande intensidade. Algo iniciado pela Igreja Católica que detém cerca de 200 emissoras de rádio e 50 de TV´s espalhadas pelo país e de que agora se vale a Igreja Protestante com 80 emissoras de rádio e aproximadamente 300 emissoras de Tv. Fenômeno esse descrito de maneira extremamente esclarecedora e lúcida pelo jornalista Luiz Cláudio Cunha, em artigo postado recentemente no portal www.observatoriodaimprensa. O texto se constitui numa contundente análise histórica e sociológica em torno do fenômeno aqui apresentado, de onde, se pode extrair os seguintes fatos para apreciação:

Fato 1: Depois de uma negociação milionária com a TV de Jonh Saad (a Bandeirantes), o pastor R.R. Soares, líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, comprou um espaço no horário nobre da programação para ampliação de seu ‘Show da Fé’,programa já exibido pelo religioso, por meio do qual, esse faz uma ampla arrecadação de dízimo e vende uma série de produtos bíblicos. O valor da transação especula-se em torno de R$ 10 milhões ao mês. Fazendo um breve adendo, a título de complemento, para aquele que não sabem, R. R. Soares é ex-cunhado de Edir Macedo e, assim como o mais novo fenômeno do movimento neopentecostal brasileiro, o pastor Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, é um membro dissidente desgarrado da Igreja Universal do Reino de Deus, o primeiro grande empreendimento que escancarou as portas do mercado da fé no Brasil.

Fato 2: em notícias veiculadas na imprensa brasileira no ano passado, quatro dos líderes do movimento avangélico no país, dentre os quais fazem parte os já citados e Silas Malafaias (esse mais mala do qualquer outra coisa), rondaram o empresário Silvio Santos na esperança de amealhar o espaço da madrugada do SBT, oferecendo para tanto, a cifra de R$ 20 milhões mensais.

Fato3: Além dos fatos anteriores, também se tornou pública para toda a nação em 2011, a informação da proposta pra lá de convidativa feita por Edir Macedo à alta cúpula da Globo, a quem o líder religioso teria oferecido nada mais nada menos que meio bilhão de reais pelo horário na madrugada da TV Globo. Proposta essa que, como era de se esperar, mesmo sendo ávida pelo vil metal, a empresa dos Marinhos recusou.

Essas são apenas alguma das diversas transações feita envolvendo televangeli$tas e empresários das TV´s que, diga-se de passagem, tratam-se de empresas que exploram uma concessão pública e como tal, regida por leis, que, por sua vez, a mercê do Estado que até onde se sabe, continua laico e pautado nos direitos igualitários de expressão de pensamento e credo. Mas essa já é uma outra questão para uma outra ocasião...

O fato é que, como se vê, TV, fé e dinheiro, tem se tornado uma mistura pra lá de pro(e)missora de que tem se valido os líderes religiosos ao propagar aos quatro cantos, a teologia da prosperidade, por meio da qual, fé e dinheiro tem absolutamente tudo a ver. E, nesse contexto, a tv é sim, uma arte de se viver da fé, só não se sabe fé em quê...