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quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dilma e a política midiática virtual

Dando continuidade à política a favor da comunicação cibernética, algo visível durante o governo de Lula, a nova presidente do Brasil, Dilma Rousseff anunciou que tem como meta para esse ano, a diminuição considerável do preço do mais novo produto 'coqueluche' da indústria digital, o iPad (pequenos tabletes digitais para leitura de textos em html) e, com isso, popularizar o equipamento como foi feito com o PC.

Além de reforçar a forte simpatia dos governantes petista para com essa nova e promissora vertente da comunicação de massa no mundo que é a internet, a atitude de Dilma também assinalada a postura do PT mediante os grandes grupos oligárquicos da indústria jornalística impressa, os quais estão tendo que correr ao máximo para se adaptar às novas condições do mercado e perfil dos leitores contemporâneos. Ao que tudo indica, estamos cada vez mais próximo da velha e muito temida profecia do fim do papel jornal.

Mais que uma nova e revolucionária forma de consumir as notícias e a grande diversidade de literatura, a popularização dos iPads irá propiciar a formatação de uma nova geração de leitores e, mais ainda, uma inovadora relação de consumo entre as indústrias jornalísticas e os antigos leitores de jornais.

De acordo com notícias veiculadas Dilma já pediu ao novo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que negocie com empresas nacionais valores entre R$ 400 e R$ 500 para os tabletes, cujos preços atuais variam entre R$ 1.649 a R$ 2.599 no Brasil. E para isso acontecer, tem como grande aliado, o empresário mais rico do país Eike Batista que tem como meta para este ano, implantar uma indústria de iPad no Rio de Janeiro e assim, baratear o preço do equipamento que, certamente, o deixará algumas cifras ainda mais milionário.

Mas essa certamente, será apenas uma das muitas medidas que a nova gestão presidencial irá implantar para a fomentação e rápido avanço da política da comunicação digital, que hoje se destaca como um dos traços característicos da modernidade e progresso dos paises avançados.