Sejam Bem Vindo (a)!

Mostre que você não apenas é observado, mas também um observador da mídia...

sexta-feira, 22 de maio de 2009

A TV E O CIRCO DE HORRORES

A intervenção do Ministério Público Federal de São Paulo no caso que diz respeito aos episódios exibidos do quadro do programa Silvio Santos envolvendo a garota Maísa emocionalmente afetada incluindo, além de choro, sinais de desespero, mais do que providencial é um sinal de alerta para os abusos cometidos pela mídia no Brasil que, como não é muito diferente do restante do mundo, comete excessos constantes ferindo os direitos e a dignidade humana.

O caso em questão deixa patente o total desrespeito por parte do proprietário da emissora, Silvio Santos, à condição emocional da criança que se tornou um dos últimos grandes fenômenos da TV brasileira no papel da apresentadora-mirim prematura. Por outro lado, o MPF também investiga a suspeita de exploração de trabalho infantil por parte da emissora frente Maísa. O fato despertou a atenção dos órgãos de defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes que acusam o empresário de submeter a menina a situações de constrangimento e humilhação em seu programa semanal.

O caso será levado adiante mesmo os familiares da menina negarem as acusações. Trata-se de algo já esperado, tendo em vista o fato de a pequena menina ter se tornado uma importante fonte financeira para a família e uma promessa do mundo business. O fato é que a justiça e os órgãos competentes precisam estar mais atentos para outros casos de abusos explícitos cometidos por diversos programas televisivos que ignoram totalmente a dignidade humama promovendo o que podemos chamar de circo de horror.

Isto, aliás, ficou para lá de evidente na cena em que a personagem em questão aparece correndo desesperada no programa com medo de uma outra criança que aparece no set de gravação maquiada nefastamente a pontada como um ‘monstro’. O quadro de horror se caracteriza ainda mais com os aplausos da platéria, instigada pelo apresentador