Sejam Bem Vindo (a)!

Mostre que você não apenas é observado, mas também um observador da mídia...

quarta-feira, 18 de março de 2009

CONFERÊNCIA IRÁ DISCUTIR O FUTURO DA COMUNICAÇÃO NO PAÍS

O Governo Federal irá realizar, pela primeira vez no país, a Conferência Nacional de Comunicação. Agendado para os dias 1, 2 e 3 de dezembro, o evento terá como temática central: “Comunicação: direito e cidadania na era digital”. Até lá, porém, serão realizadas conferências preparatórias nos vários estados brasileiros. O foco das discussões, conforme publicação do decreto governamental convocando a conferência, deverá ser a construção de políticas públicas para o setor de comunicação no país.

De acordo com reportagem publicada na Folha de São Paulo, o governo reservou o montante de R$ 8,2 milhões para a 1ª Conferência Nacional de Comunicação que, vale salientar, foi definida com a participação de grupos de pressão, a exemplo de vários movimento sociais interessados numa discussão mais ampla e verdadeiramente plural acerca dos meios de comunicação sob o ângulo da democratização.

Trata-se, como se pode perceber, de uma importante iniciativa do interesse não apenas dos profissionais da área, mas para toda a sociedade civil organizada que terá uma oportunidade de discutir as principais preocupações surgidas com o ainda inigmático advento da digitalização dos meios eletrônicos. Trazer à tona as inquietações que giram em torno da tão conclamada era digital.

Um dos assuntos a serem discutidos será o obscuro processo de concessão das emissoras de rádio e tv, fato este que já está incomodando algumas das entidades representativas dos meios de comunicação, o que não podeira ser diferente. Resta, portanto, aos cidadãos conscientes no que diz respeito às significantes e contundentes mudanças porque passarão os meios de comunicação neste novo século com o advento da revolução digital, participarem de forma efetiva e responsável deste advento, cujos recursos de verbas públicas, como vemos, por si só já justificam a nossa atenção especial.

Portanto, fiquemos de olho atentos para a conferência e, claro, de olho na mídia !!