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quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Confecom e o destino da mídia no Brasil

Pessoas de diversos segmentos da sociedade civil organizada se reunem em todo o Brasil através das reuniões preparatórias para a Conferencia Nacional de Comunicação, a Confecom, que se realizará em Brasília no período de 14 a 17 de dezembro. As conferências estaduais estão chegando ao fim neste mês com as propostas de políticas de comunicação que deverão ser apresentadas no encontro final no Distrito Federal.

Doze conferências estaduais serão realizadas até a próxima semana. Na Paraíba, a reunião acontecerá neste final de semana, nos dias 20 e 21, no auditório da FIEP e reunirá representantes de diversas entidades, órgãos e instituições da esfera pública e privada, os quais discutirão as propostas levantadas pelas conferencias realizadas em nível local em alguns municípios paraibanos. A estimativa é de que pelo menos 200 pessoas participem do evento, para discutir as diversas propostas de políticas de comunicação de cunho democrático, já que o número de participantes das plenárias locais foi em geral, muito baixo.

Recentemente, houve uma audiência pública proposta e presidida pelo deputado estadual Rodrigo Soares. O evento reuniu representantes do Governo do Estado, Arimatéia de França; e de entidades civis, a exemplo da Central Única dos Trabalhadores (Maria da Penha Araújo); do Intecab (Instituto Nacional de Tradição e Cultura Afrobrasileira), Maria Marques Maciel; e da Associação Paraibana de Imprensa (API), através de sua presidente, a jornalista Marcela Sitônio. A Empresa Brasileira de Telecomunicação (Imbratel) também enviou representante: a executiva Eliane Barbosa de Silva, segundo dados extrapido do endereço eletrônico: http://proconferenciacomunicapb.wordpress.com/.

De acordo com o site oficial da Confecom (http://www.confecom.com.br/), o objetivo da Conferência é Formular propostas orientadoras de uma Política Nacional de Comunicação a partir de um debate amplo, democrático e plural com a sociedade brasileira, garantindo a participação social em todas as suas etapas. Uma relevante e histórica oportunidade de se discutir o futuro da política midiática no país. Daí, porque a necessidade da participação de toda a sociedade, seja de forma direta, ou indireta, acompanhando o desenrolar desta que promete ser um dos acontecimentos mais importantes realizados no Governo de Lula e como diz o seu mais conhecido jargão: “ da história do país”.

para isso, é importante ressaltar que esse acompanhamento jamais se dará através da mídia tradicional cujos interesses defendidos são totalmente antagônicos aos que sustentam a Confecom, razão pela qual - conforme já o dissemos em outras oportunidades neste espaço -, os proprietários dos grandes grupos de comunicação de todo o país, estão se afugentando de participar da discussão.

Quem sabe, se trata apenas de mais uma utopia daquelas que precisamos nos agarrar para assim, assim acreditamos numa mudança melhor dessa nação em que vivemos. Contudo, só teremos a certeza dos efeitos reais dessa promoessa, se de fato, fizemos a nossa parte, enquant