Sejam Bem Vindo (a)!

Mostre que você não apenas é observado, mas também um observador da mídia...

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O filtro necessário para o uso da net

Canal inesgotável de transmissão e socialização de informações de todo o tipo, a internet se revela um meio de comunicação fabuloso, mas também que requer uma alta dose de cautela por parte dos usuários que desta se valem para a troca de mensagens entre si. O cuidado maior, neste sentido, se verifica no dinâmico e contínuo processo de encaminhamento de conteúdo via caixa de e-mails.

Do contrário, como se tem constatado em grande incidência, o internauta termina caindo no pecado de acreditar e, pior que isso, repassar a diante, determinadas mensagens cujas autorias atribuídas são pra lá de duvidosas.
O exemplo mais recente tem sido um texto de crítica ao BBB 11 cuja autoria tem sido dada a Luis Fernando Veríssimo, um dos nomes prediletos dos ‘piratas’ de conteúdo literário. Intitulado de “ A vergonha”, o texto que tece uma crítica ao reality show mais popular do Brasil, tem enganado até mesmo jornalistas e blogueiros renomados de veículos de comunicação de renome nacional.

Trata-se de mais um alerta da necessidade do filtro da leitura crítica que todo usuário deve adotar no dia a dia ao receber mensagens de natureza similar. Coisa que pode ser facilmente evitado caso o internauta seja um leitor proeminente e que se vale de outras fontes mais confiáveis, sobretudo, o bom e velho livro, como canal de acesso ao conhecimento. Esse tesouro explorado excessivamente e, por vezes, de maneira vulgar no mundo dominado pelas chamadas novas mídias.

Do contrário, passaremos de uma nação de sujeitos desinformados terceiro mundista para uma nação de leitores cibernéticos mal informados e alienados. Nação essa que, Vale salientar, acaba de ser eleita centro de pesquisas global comScore como 0 8º país com maior número de pessoas conectadas aos serviços em rede, superando o Reino Unido. Uma clara demonstração de que, acessibilidade não implica necessariamente em avanço qualitativo. em solo brasileiro.