Sejam Bem Vindo (a)!

Mostre que você não apenas é observado, mas também um observador da mídia...

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Mídia, Política e Cidadania na PB

Professores, jornalistas, marketeiros e outros profissionais envolvidos direta e indiretamente com o processo eleitoral na Paraíba se reuniram no último dia 19 em Campina Grande para participar do Simpósio Mídia, Política e Cidadania, promovido pela UEPB e a Faculdade Cesrei. Apesar de se tratar da primeira versão, o que naturalmente implica em algumas limitações de ordem estrutural, o evento já se revelou como um importante instrumento dialético voltado a uma discussão sobre as transformações porque passa o cenário político contemporâneo e de que maneira este fenômeno vem se configurando no contexto local.

Nesse sentido, nada mais oportuno do que reunir os diversos agentes sociais partícipes desse quadro, buscando através de uma discussão plural, se compreender melhor tal fenômeno que, diga-se de passagem, apresenta alguns aspectos um tanto assustadores. Foi o que fizeram, por exemplo, os convidados debatedores ao apresentarem uma análise acerca das duas temáticas sugeridas pela organização do evento: “ As Tendências e Perspectivas da Mídia e da Política na Paraíba”, e “A Cobertura Jornalística das Últimas Eleições Municipais em CG”. Além disso, também foi aberto espaço para apresentação de diversos estudos de pesquisa focados na relação existente entre a política e a mídia, relação esta que ocorre de maneira cada vez mais estreita, se tornado alvo constante de reflexões.

O resultado foi a apresentação de uma série de análises, ora divergentes, ora convergentes, mas que tinham em comum, a preocupação com os novos rumos da política no cenário local. Nesse contexto, como já era esperado, boa parte das discussões convergiu para o quadro lamentável da eleição ocorrida em Campina Grande, o qual, conforme ficou ressaltado nas falas dos diversos debatedores, muito mais que o fenômeno da espetacularização, ficou marcado pela escandalização. Trata-se de um traço que, como muito bem destacaram os analistas, ficou evidente nas estratégias de disputa eleitoral traçadas, sobretudo, pelos dois principais candidatos ao cargo do Poder Executivo Municipal, estratégias essas que, como toda a sociedade campinense testemunhou, não saíram do campo das baixarias, insultos e provocações, em detrimento do confronto salutar de propostas e idéias voltadas à implantação de medidas e políticas públicas.

No tocante à participação da mídia, as análises ficaram focada, de um lado, na censura sofrida pelos meios de comunicação por parte da Justiça Eleitoral que, como também ficou evidenciado, movida pela intenção de evitar qualquer tipo de abuso e infração por parte da mídia à legislação eleitoral, terminou pecando no que diz respeito ao sagrado exercício de liberdade de expressão. O outro enfoque apontou para a parcialidade explícita, porém, não assumida por parte dos grandes grupos de comunicação do Estado, os quais foram utilizados como uma extensão do horário político gratuito por cada um dos candidatos, com fins eleitoreiros.

Por fim, o evento chamou a atenção para a necessidade de um maior envolvimento da sociedade nesse quadro de transformação social, cujos efeitos, repercutem para todos os cidadãos em nome de quem a política deve continuar sendo o seu maior instrumento de democratização e desenvolvimento. Perder essa condição, portanto, é regredir e emergirmos na contra-mão da civilização, dando margens para a barbárie, o radicalismo e irracionalidade, coisas aliás, que mais caracterizam a última disputa eleitoral em CG, onde mais uma vez se fez necessária, a intervenção do Exército como garantia da ordem pública.

É nesse sentido, que o Simpósio Mídia, Política e Cidadania se configura como uma iniciativa para lá de oportuna, no intuito de resgatar o que ainda resta dos bons princípios que devem regir a política, sobretudo, convidando a todos (cidadãos e políticos) para uma discussão reflexiva. Evento, cuja proposta, é lançar as bases para a consolidação do Simpósio Internacional Mídia, Política e Cidadania, com a finalidade maior de fomentar, logo imediatamente a cada pleito eleitoral, a avaliação crítica por parte da comunidade acadêmica, profissionais de comunicação e outros segmentos da sociedade do papel da mídia na democracia contemporânea, .

E-mail para contato com a comissão organizadora: simposio.midia.politica.cidadania@gmail.com