Sejam Bem Vindo (a)!

Mostre que você não apenas é observado, mas também um observador da mídia...

sexta-feira, 23 de julho de 2010

futebol, mídia e educação

Recebi recentemente de um amigo, um e-mail com uma mensagem curta mas de profunda reflexão. Nele, o mesmo trazia o seguinte enunciado: No futebol, o Brasil ficou entre os oito melhores do mundo e todos estão tristes. Na educação é o 85º e ninguém reclama...

Como sabemos, não se trata de nenhum grande absurdo em se tratando do país que ainda se auto intitula o 'pais do futebol' e onde mais da metade da população sofre do total descaso de falta de política educacionais. Mas nem por isso mesmo devemos deixar de lado tal afirmativa e menosprezar as consequencias que essa verdade acarreta para o futuro da nação.

Menos ainda, ignorar, ou fazer vistas grossas para as causas que justificam essa situação calamitosa em que a mídia, por meio de sua ambição desenfreada pelo altos lucros, vale ressaltar, tem uma grande parte de culpa. Um problema cada vez mais alimentado pela omissão dos poderes políticos constituídos que, de mãos dada com a negligência dos meios de comunicação de massa, continuam por traçar o mapa da miserabilidade social do povo brasileiro.

Nesse sentido, nunca é demais ressaltar e relembrar que a educação por parte dos meios de comunicação faz parte dos deveres legais contidos na Lei Magna da Nação. Um dever que vem sendo barganhado e sufocado pela indústria de entretenimento midiático.