Sejam Bem Vindo (a)!

Mostre que você não apenas é observado, mas também um observador da mídia...

sexta-feira, 9 de março de 2012

O desemprego na mídia brasileira

A onda de desemprego continua varrendo as redações dos veículos de comunicação e revelando o grau da atual crise que abate os profissionais da chamada grande mídia do país. O último anúncio de demissão coletiva desta feita veio por parte da TV Cultura. Cerca de 60 pessoas, entre repórteres, editores e assistentes técnicos foram demitidos da Fundação Padre Anchieta aumentando para mais de 200 o número de demissões registrados nos últimos três meses em vários veículos de comunicação do país.

Infelizmente notícias dessa natureza têm se tornado comum e apontam para um dos piores momentos porque passa o jornalismo brasileiro e que atinge não apenas os grandes mas também os veículos de pequeno e médio porte. O Fechamento recente do Jornal Diário da Borborema, pertencente ao grupo Diários Associados na Paraíba foi um dos exemplos dessa realidade preocupante que recai sobre os jornalistas. Só neste, cerca de 20 profissionais, muitos deles com mais de 15 anos de casa, se encontram fora do mercado de trabalho.

Para alguns estudiosos do jornalismo, trata-se de uma crise do atual modelo em vigor da industria da informação que passa por transformações radicais e que, aliado ao despreparo do corpo executivo de muitas empresas de comunicação tem resultado numa onda de enxugamento do quadro profissional e até mesmo no fechamento de vários órgãos de imprensa. Algo que só torna ainda mais incerto o futuro do jornalista no Brasil. Profissão que, como se não bastasse a medida esdrúxula do STF em cassar o diploma em Jornalismo, sofre as intempéries do mercado.