Sejam Bem Vindo (a)!

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quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Lula a caminho do Oscar...

O desempenho frustrante nas salas de cinemas de todo o país, a crítica desfavorável e nem mesmo o resultado da enquête lançada pelo Ministério da Cultura com votação aberta aos internautas para a escolha do filme nacional a concorrer ao Oscar 2011 – na qual ficou em sexto lugar -, tiraram do longa “Lula, o filho do Brasil”, a indicação, dentre os filmes produzidos este ano, ao maior prêmio do cinema mundial.

O filme de Fábio Barreto foi o escolhido nesta quinta-feira, 23, por uma comissão de especialistas para representar o Brasil na disputa por uma vaga ao Oscar de melhor estrangeiro em 2011, contrariando uma série de expectativas em torno de vários dos 23 filmes concorrentes à cobiçada indicação. Os critérios nenhum pouco técnicos, vale salientar, que justificam tal resultado são tão óbvios que dispensam maiores comentários....

Não obstante, vale destacar aqui, os critérios impostos pela comissão técnica representante da premiação americana, para que o filme cinebiográfico que narra a história de vida do presidente Lula viesse a condição de concorrente à indicação ao Oscar.

Adaptando-se ao estilo cinematográfico norte-americano de ser, a produção responsável pelo longa nacional revelou ter de fazer uma série de alterações voltadas ao ufanismo e estereotipação de herói tão comum aos personagens americanos. Para tal, como revela Luiz Carlos Barreto, fundador da produtora, num dos relises reproduzidos na imprensa: "Em vez das fotos no Nordeste, com a família, eles querem fotos com o [presidente americano Barack] Obama e com a rainha da Inglaterra.

Além disso, as legendas com informações sobre a vida posterior de Lula e as fotos que aparecerem junto aos créditos serão trocadas por dados e imagens mais recentes, com destaque para o alto índice de aprovação popular de Lula que, com essa nova versão final no longa, certamente, se tornará um espécie de versão latino-americana atualizada de “Che”.

Falar em Che, “Lula, o filho do Brasil” estreia nessa quinta, 23, no cenário comercial da Argentina com expectativas reduzidas por parte de produtores e distribuidores. Antes da estreia, em 1º de janeiro, Barreto esperava um público recorde de até 20 milhões de brasileiros. A bilheteria do filme hoje é de 1,1 milhão, muito abaixo de vários outros longas nacionais lançados posteriormente, a exemplo de “Nosso Lar” que arrecadou mais de R$ 6 milhões até semana passada.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Inovação no campo midiatico campinense

Em meio às constantes e determinantes transformações que configuram os mais diversos campos profissionais da contemporaneidade, ocasionando crises diversas sob a égide dos efeitos da globalização, os jornalistas começam a se reorganizar e ampliar o seu raio de atuação, no sentido de reciclar esse que é um dos ofícios mais antigos do mundo. Dentre as várias iniciativas estão projetos coorporativos por meio dos quais a categoria se aproxima melhor da sociedade civil, indo além do mero contato via meis de comunicação jornalísticos.

Na Rainha da Borborema, isso já perceptível através do Projeto Empreender de Campina Grande que desenvolveu o Núcleo de Comunicação. Composto por dezoito comunicadores, O N Comunicação "reúne profissionais que trocam experiências e encontram caminhos que resultam na exitosa prestação de serviços à sociedade, além de visualizar novas possibilidades empreendedoras no setor da comunicação social", conforme relise divultado por um dos integrantes do projeto.

Um dos objetivos da iniciativa é o aperfeiçoamento profissional dos comunicadores por meio de reuniões periódicas, cursos e palestras que garantem a constante especialização dos jornalistas na realização de trabalhos nas mais diversas áreas de atuação profissional, a exemplo de assessoria de comunicação, web jornalismo, rádio jornalismo, reportagem, produção de eventos, entre outras funções.

Lançado nesta quinta-feira (23), o 1º Núcleo de Comunicação e Mídia do Projeto Empreender é uma realização da Associação Comercial de Campina Grande (ACCG), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba (FACE-PB), do SEBRAE, e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa e do Banco do Nordeste.

Trata-se, sem sombra de dúvidas, de uma importante iniciativa no campo midiático campinense que, a bem da verdade, exige, há tempo, ações inovadoras que extrapolem o mero processo de produção de notícias já ultrapassado pelas novas e transformadoras tecnologias de informação em uso e de alcance glocal.