Sejam Bem Vindo (a)!

Mostre que você não apenas é observado, mas também um observador da mídia...

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Dunga, Globo e a mídia

O episódio de desentendimento entre Dunga e a Rede Globo de Televisão continua repercutindo como uma atração a parte na Copa 2010 para os brasileiros. O confronto entre o técnico já apelidado de ‘Dunga – o zangado’, e a Vênus Platinada tem provocado uma série de discussões e dividido a opinião dos torcedores 'verde e amarelo'.

Para uns, Dunga vem sendo taxado de grosseiro e intolerante. Para outros, a atitude dele em dar um chute bem no meio da canela de parte dos profissionais da Globo que trabalham fazendo a cobertura dos jogos da Copa, significou uma bravura, um gesto aplaudido por muitos.

O fato é que o episódio vem dando o que falar, sobretudo, no ciberespaço, onde a emissão de opinião é soberana e por meio do qual se pode perceber a revolução que a blogosfera, em especial, continua representando para a relação da sociedade civil com a mídia.

Detalhes do duelo entre Dunga x Globo a parte, o interessante é ressaltarmos a forma como episódios dessa natureza vem repercutindo nos dias de hoje em que, longe do controle da mídia oficial, os olhares do espectador comum conseguem enxergar algo a mais do que é transmitido pelas redes de TV´s e emissoras de rádio. Em outras palavras, conseguem ir além das lentes 'objetivas' das câmaras televisivas e dos discursos padronizados radiofônicos de cabines de transmissão.

E isso é algo, ao nosso ver, a ser melhor refletido por todos os cidadãos para quem o desdobramento de notícias veiculadas pela grande mídia representa um sinal significativo da reformulação da relação destes com os meios de comunicação permitindo cada vez mais uma certa margem de democratização na troca de informações e, sobretudo, opiniões e interpretações sobre algo em destaque na esfera midiática.

Fazendo uma ponte desse ponto de vista com o episódio em questão, desdobramento como esse que acompanhamos no momento, ao que tudo indica, vem corroborar em muito com a corrente conspiradora contra a Vênus Platinada do grupo Marinho, coisa até pouco tempo, restrita aos muros universitários e parcela da sociedade civil mais crítica.