Sejam Bem Vindo (a)!

Mostre que você não apenas é observado, mas também um observador da mídia...

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Um olhar crítico sobre a Idade Mídia

Indiscutivelmente vivemos hoje sob o império de imagens e sons comandados por uma complexa e dinâmica rede de mídias que nos envolve num mundo de existência midiático, fora do qual, tudo parece padecer de sentido. Pafraseando um dos estudiodos contemporêneo deste fenômeno, o comunicólogo e sociólogo Antônio Rubim, vivemos de fato no que podemos chamar de "Idade Mídia". Época da humanidade em que o cotidiano e, sobretudo, as relações sociais como um todo, são moldadas e significadas através da capacidade dos meios de difusão, em que tudo parece estar submetido à fascinante e torrencial aceleração tecnológica.

Em meio a este contexto contemporâneo, na condição de professor, jornalista e principalmente, de cidadão do mundo - como o querem que sejamos -, venho inserir-me "oficialmente" neste não menos fascinante mundo da blogesfera, para junto aos centenas de milhares de blogueiros, compartilhar de idéias, pensamentos, reflexões, em suma, das infinitas e cada vez mais contantes inquietações que povoam o meu mundo real/virtual.

Trata-se de um despretencioso espaço de debate em que pretendemos enfocar um pouco de tudo aquilo que nos inquieta e que está, de alguma forma, associado a este mundo da idade mídia, no qual devemos estar ao máximo possível de olhos bem aberto para assim, não corrermos o risco de sermos "engolidos", atropelados, e o pior, alienados, pela devassadora teia de sentidos midiáticos que molda o nosso olhar, ora tornando-o mais aguçado, ora menos ávido. Enfim, é apenas mais uma simples porém oportuna experiência de compartilharmos com os amigos reais e virtuais, algumas das observações que nos chegam por meio das nossas lentes e que apontam, sobretudo, para este fascinante mundo novo que insiste em nos colocar diante de múltiplas e mirabolantes janelas, através das quais passamos a enxergar - ou não - o mundo a nossa volta e em última instância, a nós mesmos.

Enfim, que tenhamos todos uma proveitosa experiência virtual e que esta ajude-nos a entedermos melhor o nosso mundo real!.