Sejam Bem Vindo (a)!

Mostre que você não apenas é observado, mas também um observador da mídia...

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Dunga x Globo: resultado final

Diferentemente do resultado do jogo do Brasil x Holanda, que surpreendeu não apenas os brasileiros mas diversas outras nacionalidades para quem a Seleção Verde e Amarelo era uma das favoritas para a final da Copa, o desfecho final do confronto entre Dunga x Globo, reforçou a previsão de muitos que assim como eu e o amigo Marcos Duarte, acreditavam que o confronto de Dunga x Globo, culminaria com a queda do cargo do ex-técnico dentro da CBF.

A forma como o seu desligamento se deu – segundo informações veiculadas na internet, por telefone - corrobora com a crença de que, de fato, outras forças ‘ocultas’ atuaram nos bastidores do alto clero do futebol brasileiro para quem a cabeça do ex-técnico já estava pronta na bandeja desde o início da Copa. O que, talvez, poderia ,mudar os rumos dos planos sórdidos da ‘toda poderosa Vênus Platinada’ era a conquista do Hexacampeonato, coisa que estava além dos poderes técnicos de Dunga.

Outro sinal de que a Globo não deixaria passar barato a postura ‘atrevida’ e ‘arredia’ de Dunga em, como ele mesmo disse em sua carta aberta à CBF e, mesmo antes dessa, corrigir erros passados, dentre os quais está o amplo poder da Rede Globo de Televisão sobre a Seleção em nome de uma exclusividade fechada a um preço para lá de exorbitante. Coisa que se repetia a cada Copa.

O silêncio da alta cúpula da direção da TV dos Marinho ao técnico durou até alguns segundos após a derrota da Seleção para a Holanda. Após isso, se deu início à uma enxurrada de comentários, crônicas e reportagens detonando Dunga, sob todos os aspectos possíveis e até inimagináveis. Até o Faustão, foi escalado para chutar forte na canela do ex-técnico que nos últimos dias foi alvo de diversas e duras críticas feitas com o claro objetivo de apontá-lo como o maior culpado pela saída da Seleção da Copa 2010.

Pudera, mexer com o brio dos donos do até então, maior império de comunicação do país, não poderia ser diferente. Mas, se acaso puder servir de consolo, se o Brasil deixou a Copa com um placar de 1x2, você Dunga saiu com um empate técnico e moral de 1x1 contra a Vênus Platinada. Isso sem falar no fato de que o ex-técnico arrebatou uma legião de fãs que ultrapassa a fronteira da chuteira e da bola, se expandindo até entre o grupo dos anti-futebolísticos, no qual estou inserido, para quem o futebol, além de um dos maiores negócios de entretenimento do mundo, nada mais é do que um dos maiores recursos de entorpecimento da mente humana. Que me desculpem os que pensam o contrário!.