Considerada um
sucesso surpreendente até mesmo para os seus idealizadores, a telenovela 'Carrossel''
chegou ao fim se consagrando como um dos produtos midiáticos mais bem sucedidos
das últimas décadas da TV brasileira. Com 310 capítulos no ar e 440 horas de
filmagens, a novela infantil reaqueceu um mercado altamente lucrativo e deu um novo ânimo à TV de Silvio Santos, o SBT,
colocando a empresa na vice-liderança do Ibope por vários meses consecutivos,
um fenômeno que não acontecia há anos na concorrência midiática televisiva.
Para além das
cifras que é, diga-se de passagem, o que mais interessa aos idealizadores, a
produção ficcional reforça um lacuna na mídia brasileira que é a ausência de
produtos voltados a um público que até os anos 1990 sempre esteve no alvo das
TV´s brasileiras, mas que ultimamente parecia andar ignorado. A julgar pelo
resultado obtido, incluindo dentre eles, a exportação da trama do SBT para
outros países, a exemplo da Indonésia, onde a novela já emplaca como um sucesso
televisivo, a concorrência certamente deverá se mexer para começar a lançar um
olhar mais especial para o público infantil, algo que a publicidade, por
exemplo, não deixa de fazer o tempo todo, tornando este uma das maiores fontes
de retorno financeiro.
Enquanto isso, o SBT continuará investindo no nicho
emplacando ao que tudo indica, outro sucesso de audiência que é o remake da novela
Chiquitita que entra no lugar de Carrossel e já começa a fisgar os baixinhos de
todo o país. Esses mesmos que em outro tempo foram os responsáveis por um dos
maiores fenômenos midiáticos de todos os tempos da TV brasileira que foi a
apresentadora Xuxa, hoje já não mais tão ‘apaixonada’ pelos baixinhos de alto poder lucrativo...
o fato é que certamente, embalada na doce melodia financeira, a concorrência deverá embarcar nesse carrossel onde o mundo faz de conta que aqui é quase o céu...