Sejam Bem Vindo (a)!

Mostre que você não apenas é observado, mas também um observador da mídia...

sexta-feira, 26 de julho de 2013

A mídia de olho novamente nos baixinhos


Considerada um sucesso surpreendente até mesmo para os seus idealizadores, a telenovela 'Carrossel'' chegou ao fim se consagrando como um dos produtos midiáticos mais bem sucedidos das últimas décadas da TV brasileira. Com 310 capítulos no ar e 440 horas de filmagens, a novela infantil reaqueceu um mercado altamente lucrativo e deu um novo ânimo à TV de Silvio Santos, o SBT, colocando a empresa na vice-liderança do Ibope por vários meses consecutivos, um fenômeno que não acontecia há anos na concorrência midiática televisiva.

 
Fruto de uma adaptação da autora Iris Abravanel, com direção-geral de Reynaldo Boury, a novela infantil se revelou um investimento de alto retorno financeiro reaquecendo um mercado que andava um tanto morno. Como retorno da grande audiência, o folhetim teve mais de 300 produtos licenciados, dentre eles DVD´s e CD´s da trilha sonora garantindo um faturamento superior a R$ 100 milhões.

Para além das cifras que é, diga-se de passagem, o que mais interessa aos idealizadores, a produção ficcional reforça um lacuna na mídia brasileira que é a ausência de produtos voltados a um público que até os anos 1990 sempre esteve no alvo das TV´s brasileiras, mas que ultimamente parecia andar ignorado. A julgar pelo resultado obtido, incluindo dentre eles, a exportação da trama do SBT para outros países, a exemplo da Indonésia, onde a novela já emplaca como um sucesso televisivo, a concorrência certamente deverá se mexer para começar a lançar um olhar mais especial para o público infantil, algo que a publicidade, por exemplo, não deixa de fazer o tempo todo, tornando este uma das maiores fontes de retorno financeiro.

Enquanto isso, o SBT continuará investindo no nicho emplacando ao que tudo indica, outro sucesso de audiência que é o remake da novela Chiquitita que entra no lugar de Carrossel e já começa a fisgar os baixinhos de todo o país. Esses mesmos que em outro tempo foram os responsáveis por um dos maiores fenômenos midiáticos de todos os tempos da TV brasileira que foi a apresentadora Xuxa, hoje já não mais tão ‘apaixonada’ pelos baixinhos de alto poder lucrativo...  
 
o fato é que certamente, embalada na doce melodia financeira, a concorrência deverá embarcar nesse carrossel onde o mundo faz de conta que aqui é quase o céu...

Nenhum comentário: