Sejam Bem Vindo (a)!

Mostre que você não apenas é observado, mas também um observador da mídia...

domingo, 21 de julho de 2013

Facebook ou Facepopular?

Lançada há pouco mais de dez dias como canal similar e ao mesmo tempo concorrente do Facebook, a nova rede social latino-americana ‘Facepopular’ (www.facepopular.net) ainda não disse pra que veio. A repercussão em torno da nova mídia social ainda é considerada baixa e ao que parece ainda está longe de alcançar os resultados otimistas previstos por parte de seus criadores os quais esperavam cerca de 100 mil usuários até o final de semana passado.

Criada na Argentina com o objetivo de se tornar a principal ferramenta de interação social na América Latina, o ‘Facepopular’ se insere dentro da filosofia da contra-cultura e da comunicação alternativa como mais uma reação afrontosa ao sistema econômico e político vigente e que tem nos EUA ainda o seu maior símbolo de ostentação. Com a designação de 'Frente Alternativa Contra o Establishment', o novo face surge num contexto de discussão em torno das medidas de fortalecimentos dos países latino e sul-americanos como um bloco mais independente.

Dentre as medidas em discussão no momento estão os planos de criação da mega rede de fibra ótica que a União das Nações Sul-Americanas (Unasul), da qual o Brasilfaz parte. O Facepopular é o produto-estrela da Red Popular, grupo de mídia que reúne rádio, TV e sites na internet, cujo objetivo é servir de plataforma de integração tecnológica para os países da Unasul e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, Celac, da qual o Brasil também é membro.

Visto por alguns como uma medida interessante e para outros como uma perda de tempo, o fato é que talvez ainda seja cedo para consagrar ou mesmo condenar esta empreitada latino-americana de resistência. Resta esperar para ver, quem saber a partir do próprio Facebook, até onde vai dar essa nova mídia social cuja origem, em se tratando de Brasil pelo menos, não é algo muito visto. Afinal de contas para boa parte dos brasileiros, melhor mesmos as invenções norte-americanas....

Nenhum comentário: