Sejam Bem Vindo (a)!

Mostre que você não apenas é observado, mas também um observador da mídia...

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Demissão na Folha e os sinais de mudanças na mídia

A notícia veiculada recentemente na mídia dando conta da demissão de aproximadamente 40 jornalistas do maior jornal do país, a Folha de São Paulo, e, do outro lado, do aumento do espaço para os chamados 'free lancers' no veículo, parece corroborar com as transformações radicais anunciadas, desde o final do século passado, por estudiosos e previstas por profissionais mais experientes do segmento.

Trata-se, como se pode perceber, de uma mudança de logística de mercado no segmento jornalístico respaldada em grande parte nas mudanças que vem afetando em cheio a mídia de um modo geral - aquelas mesmas que se convencional chamar de efeitos da globalização.. -e cujas conseqüências só agora começam a se manifestar de maneira mais abrangente.

Como também é evidenciado por estudos, trata-se aqui de uma onda de mudanças que afeta e promete mudar significamente os vários outros segmentos da grande mídia, a exemplo da indústria de entretenimento e o mercado editorial de livros, isso sem falar no lucrativo mercado das TV`s que mal começaram a sentir os impactos da inovação do revolucionário e ainda incógnito processo de digitalização da comunicação no país.

E, um dos efeitos diretos dessa realidade é a conseqüente mudança no perfil e modos operandi dos profissionais que vivem da comunicação social, essa grande, fascinante e desafiadora área responsável em grande parte pela manutenção do capitalismo em sua forma mais essencial e brutal.
Nesse contexto, portanto, a redução do quadro profissional do jornal Folha de São Paulo, muito mais que uma merca crise financeira, representa verdadeiramente, um dos mais fortes sinais dos tempos de mudanças desse maravilhoso mundo velho, para as quais todos e, em especial, os profissionais da mídia, precisam estar de olho bem abertos!