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sábado, 4 de junho de 2011

Os instigantes binômios: comunicação/educação e educação/comunicação

Multiplica-se pelo Brasil afora o quantitativo de pesquisas e estudos de análises publicadas sobre os binômios Educação e Comunicação/ Comunicação e Educação. Uma rápida pesquisa na internet e, de maneira específica, nos anais de congressos e demais eventos acadêmicos promovidos nos últimos anos no país e fora dele, é o suficiente para se atestar um vertiginoso crescimento no que diz respeito ao interesse dos pesquisadores para esse campo de confluência que, cada vez mais, aproxima reciprocamente a educação da comunicação, fazendo vir a tona diversas perspectivas distintas e, ao mesmo tempo complementares.

Trata-se, em síntese, de uma pluralidade de olhares lançados sobre os novos horizontes que começam a se vislumbrar a partir desta interface e, de maneira ainda mais específica, do desdobramento das múltiplas situações concretas e também possibilidades que surgem das relações mediadoras frutos dessa confluência aqui destacada.

Decorrente dessa realidade prolifera-se, no campo acadêmico, estudos fundamentados na Educomunicação, com ênfase, sobretudo, em análises sobre a mediação tecnológica na educação com um olhar especial para as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC´s).

Nesse sentido, também se tornado praticamente um consenso o fato de que nessa nova era – a qual vem sendo apontada por diversos estudiosos como ‘era tecnocêntrica’,- a confluência entre comunicação e educação é algo inevitável. Não apenas no sentido de que o espaço da educação formal, como é o caso especialmente das escolas e universidades, tem sido invadido pelas novas tecnologias de processamento e transmissão do conhecimento fomentada via comunicação mediada, mas, de um modo mais amplo, a vida em sociedade em geral que, como se percebe, tem sido regida, em grande parte, pelas estratégias comunicacionais posta em prática via ferramentas e recursos de cunho educacional. Educação aqui entendida, vale reforçar, não como sinônimo de escolarização e formação técnica, mas enquanto um processo abrangente que atinge a vida em sociedade como um todo.

Paralelo a essa realidade, também tem se tornado perceptível um aumento considerável da inserção do tema educação no cenário da imprensa brasileira. Tal fenômeno ficou ainda mais evidenciado através da pesquisa A Educação na Imprensa Brasileira , promovida em 2004 pela Agencia Nacional dos Direitos da Infância (ANDI) e o Ministério da Educação e Cultura (MEC) com o apoio da Unesco, por meio da qual se traçou uma radiografia da qualidade em torno da cobertura jornalística sobre a educação. Dentre as conclusões apresentadas pelo relatório da pesquisa está a de que, de fato, a educação havia se tornado a pauta social mais veiculada pelos diários de todas as unidades da federação, contudo, a abordagem adotada em geral, demonstrava-se ainda superficial em vários aspectos.

Como se pode perceber, a problemática em destaque aponta para outro importante fenômeno de inter-relação entre comunicação e educação que, por sua vez, se revela uma instigante vertente dentro do campo investigativo da interface em questão.
Tais fatos aqui mencionados, fazem parte de uma pequena parte de uma radiografia maior que aponta para a emergência e relevância da difusão e discussão em torno do binômio comunicação e educação (ou vice-versa), do qual tratam especificamente os conteúdos aqui postados, binômio este que tem sido sintetizado através da designação Educomunicação, tema central, no momento, deste blog. Até o próximo texto!.