Sejam Bem Vindo (a)!

Mostre que você não apenas é observado, mas também um observador da mídia...

domingo, 1 de janeiro de 2012

O espetáculo do ano novo

Em São Paulo, na avenida Paulista, cerca de 2 milhões de pessoas acompanharam sob chuva de bolinhas de sabão e o tradicional show pirotécnico, a chegada do ano novo. No mesmo instante, em Nova York, no Time Square, outras centenas de milhares de pessoas festejavam ao som de Lady Gaga, o início de 2012. Tanto lá como aqui, ou em qualquer outra parte do mundo, a passagem de ano ficou registrada, como sempre ocorre, de maneira espetacular. Um show de proporções gigantescas constituído de imagens coloridas, fascinantes e inebriantes. Um acontecimento feito na medida para uma multidão cada vez mais insaciável pelo aspecto espetacular da vida.

Trata-se aqui de um dos fenômenos mais emblemáticos e reveladores daquilo que o pensador francês Guy Debord intitulou, há mais de cinco décadas, como a sociedade do espetáculo. Um fenômeno caracterizado, sobretudo, pela eminência da espetacularização e debilidade espiritual da modernidade frente ao avanço da força do capital que dá o tom e nuances da vida na sociedade em que vivemos.

É assim que, esses primeiros instantes da virada de ano nos faz compreender o mundo em que vivemos. Mais que isso. Faz-nos enxergar de forma mais transparente o prisma por meio do qual um número cada vez maior de pessoas em toda a parte do planeta vêem a si mesmo e o mundo a sua volta. Uma ótica totalmente projetada através de lentes fantasiosas e multicoloridas que fazem da vida e do mundo em que habitamos um grande palco de emoções e sensações efêmeras e megalomaníacas.

Um calidoscópio que tem nas estratégias midiáticas que regem o cotidiano das pessoas, o principal mecanismo de espetacularização desse mesmo cotidiano. Rotina essa que somos forçados a enxergar como algo cada vez mais enfadonho, cinza e, portanto, carente de uma pigmentação de luzes, cores e estética ludibriante.

É assim que damos as boas vindas a mais um ano novo, mesmo muitas vezes cientes de que, como nos diz sabiamente uma das músicas dos Titãs, o novo fica por conta das novidades antigas. Por isso mesmo, é mais válido desejarmos, hoje em dia, um ano novo espetacular!!!???

De toda forma, desejo a todos os amigos um feliz 2012.

OBS: Como complemento, deixo aqui a letra da música dos Titãs, para sugestão para uma das nossas primeiras reflexões de 2012, não esquecendo de que continuaremos vivendo sob a égida da era midiática!

A MELHO BANDA DE TODOS OS TEMPOS DA ÚLTIMA SEMANA (TITÃS)
Quinze minutos de fama
Mais um pros comerciais,
Quinze minutos de fama
Depois descanse em paz.

O gênio da última hora,
É o idiota do ano seguinte
O último novo-rico,
É o mais novo pedinte

A melhor banda de todos os tempos da última semana
O melhor disco brasileiro de música americana
O melhor disco dos últimos anos de sucessos do passado
O maior sucesso de todos os tempos entre os dez maiores
fracassos

Não importa contradição
O que importa é televisão
Dizem que não há nada que você não se acostume
Cala a boca e aumenta o volume então

As músicas mais pedidas
Os discos que vendem mais,
As novidades antigas
Nas páginas do jornais

Um idiota em inglês,
Se é um idiota, é bem menos que nós
Um idiota em inglês
É bem melhor do que eu e vocês

A melhor banda de todos os tempos da última semana
O melhor disco brasileiro de música americana
O melhor disco dos últimos anos de sucessos do passado
O maior sucesso de todos os tempos entre os dez maiores fracassos