Sejam Bem Vindo (a)!

Mostre que você não apenas é observado, mas também um observador da mídia...

quarta-feira, 20 de julho de 2011

blogosfera e audiência

Mesmo em meio ao vertiginoso surgimetno de novas mídias, a blogosfera continua ocupando um espaço especial no universo das redes sociais. Mais que isso, se trata de uma das mídias que mais concorre diretamente com os meios jornalísticos tradicionais. Em mais uma pesquisa, divulgada esta semana, o blog aparece como um dos meios de maior audiência na atualidade se comparado com os veículos que compõem a grande imprensa.

De acordo com os dados, divulgados no site www.comuniquese.com.br, a abrangência da blogosfera, ao que tudo indica, é maior que a dos jornais impressos. Trata-se de uma mídia que conquista um número cada vez maior de leitores no universo dos 73 milhões de internautas no Brasil.

Dentre os blogueiros com maior índice de audiência estão Juca Kfouri (UOL), Patrícia Kogut, Fernando Moreira, Ricardo Noblat (O Globo), e Marcelo Tas (Terra). A maioria deles supera a circulação dos dez maiores jornais brasileiros, que variam entre 295 e 125 mil exemplares diários, de acordo com dados da Associação Nacional de Jornais (ANJ), conforme explicita matéria divulgada no portal do Comuniquese.

Entre as receitas de sucesso da audiência, comparado com os veículos de mídia tradicionais, descrita pelos blogueiros bem sucedidos estão:
a) A facilidade de acesso
b) Rapidez e fluidez da informação
c) Dedicação exclusiva e maior por parte dos jornalistas
d) Abordagem de temas inusitados e excluídos da mídia tradicional

Acrescente-se a esses fatores, a queda de credibilidade que a imprensa vem sofrendo nos últimos anos em todo o mundo.

Fora da perspectiva das grandes audiências, onde se incluem centenas de milhares de blogs, a exemplo deste, considero o blog, particularmente,como um dos espaços midiáticos virtuais mais fantásticos que permite com que nos expressemos de forma espontânea e com profundidade.