Sejam Bem Vindo (a)!

Mostre que você não apenas é observado, mas também um observador da mídia...

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Evento discutirá democracia e liberdade de imprensa

Em continuidade à luta por este que é um dos direitos humanos fundamentais e essenciais ao desenvolvimento da humanidade, o direito à comunicação livre e plural, entidades civis se reúnem para a realização de mais um evento colocando em pauta a democratização da comunicação. Trata-se do seminário Democracia e Liberdade de Imprensa, evento que acontecerá no dia 3 de novembro em Porto Alegre.

A iniciativa desta feita vem de uma parceria entre a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores de Comunicação (Altercom) e Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social. Mídia, democracia, regulação, liberdade de imprensa e de expressão: estes serão os temas centrais do seminário e que serão discutidos por jornalistas, professores, magistrados e militantes sociais.

Dentre os convidados para participar do evento estão Franklin Martins, Paulo Henrique Amorim, Luiza Erundina e Venício Lima. Mais informações sobre o evento, pelo site: www.cartamaior.com.br


Mídia, democracia, regulação, liberdade de imprensa e de expressão: estes serão os temas centrais do seminário promovido pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores de Comunicação (Altercom) e Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, no dia 3 de novembro, em Porto Alegre. O evento será na Escola Superior da Magistratura (rua Celeste Gobbato, nº 229, bairro Praia de Belas).

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

PB GANHARÁ SUA PRIMEIRA TV UNIVERSITÁRIA ABERTA

Em breve a Paraíba terá o seu primeiro canal de TV universitária aberto. A novidade vem do Pólo Multimídia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), referência nacional em desenvolvimento tecnológico na área das telecomunicações.

A TV UFPB segue padrão de qualidade da TV Brasil – único canal de TV pública vigente no país - , e funcionará por meio de um novo centro exibidor. Trata-se de um equipamento digital, instalado no prédio do Pólo Multimídia, obtido com recursos próprios da instituição. Este equipamento segue o padrão técnico utilizado pela TV Brasil, operando com tecnologia SD – SDI, que atende aos formatos Standard Definition e High Definition (HDTV).

Os dispositivos foram adquiridos, segundo relise publicado pela instituição, junto à Floripa Tecnologia, de Santa Catarina, uma das maiores empresas do setor no Brasil. A nova tecnologia, que utiliza sistemas tapeless (que dispensa fitas), substituiu os antigos videotapes e switches, simplificando, com grande eficácia, o trabalho dos operadores de controle mestre, pois reduz a quantidade de equipamentos da cadeia de transmissão ao mesmo tempo em que amplia as possibilidades técnicas.

Conforme informações divulgadas pela instituição, o novo centro exibidor proporciona ainda vantagens que vão além da qualidade e da fácil operacionalidade. Segundo o coordenador de programação da TV UFPB, Júnior Pinheiro, o sistema gerencia conteúdo e o armazenamento da produção de tal forma que facilita a organização da grade de exibição. Traduzindo melhor, conforme explicou Pinheiro, isso permitirá o uso racional do espaço reservado pela TV Brasil à programação local, o que significa, na prática, mais espaço de fato para a produção local.

Esta, vale dizer, é uma das principais novidades aguardadas ansiosamente não apenas pela UFPB, mas por toda a comunidade paraibana e, em especial, pelos diversos segmentos sociais que se empenham na luta pela democratização da comunicação. É por meio de iniciativas iguais a esta que, certamente, num curto ou – sendo um pouco mais franco otimista – num médio prazo de tempo, nós paraibanos podermos assistir a uma programação de TV diferenciada, voltada à veiculação de um conteúdo midiático mais plural, multicultural e politicamente democrático. Assim se espera!