Sejam Bem Vindo (a)!

Mostre que você não apenas é observado, mas também um observador da mídia...

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

o fenômeno ameaçador da blogosfera

Uma matéria publicada recentemente no site http://www.comuniquese.com.br dá conta de que os blogs jornalísticos e de opinião já acompanham e até superam, em número de seguidores no Twitter, a popularidade dos 10 maiores jornais brasileiros. Entre os blogueiros representantes desse fenômeno no mundo cibernético estão o apresentador do CQC, Marcelo Tas, a economista Miriam Leitão e os jornalistas Rosana Hermam e Ricardo Nobalt, do Portal R7 e O Globo, respectivamente.

Para se ter idéia do nível de preferência dos leitores pelos blogueiros dentro da versão online de algus dos maiores jornais ainda em circulação, só o apresentador do "CQC" supera em número de seguidores os dez veículos, já blogueiros do R7 e o Globo têm mais seguidores que nove dos maiores periódicos do Brasil.

Trata-se de um fenômeno que não é mais novidade para nenhum internauta atento e que tem como foco central, o fortalecimento crescente das redes sociais no espaço antes dominado pelas indústria jornalística por meio das midias tradicionais.

O fenômeno em questão evidencia de maneira incontestável a valoração do chamado Jornalismo Opinativo na contemporaneidade em que, muito mais que notícias, os leitores estão a busca de compreensão dos fatos e não mais o simples e puro relato dos acontecimentos.

Neste sentido, a blogosfera continua dando claros sinais de uma formidável e revolucionária transformação que se encontra em pleno andamento no mundo contemporâneo em que as novas mídias estão cada vez mais reconfigurando o espaço até pouco tempo dominado pela midia tradicional.

Não é a toa que cresce, a cada ano, o número de internautas, jornalistas ou não, que vem investindo na blogosfera e tendo retornos pra lá de animadores, algo que, vale dizer, vem soando como um 'senhor' alerta para os grupos oligárquicos midiáticos que, sem perda de tempo, tratam logo de contratar os novos colunistas, agregando o nomes desses aos dos veículos tradicionais. Em tem