Sejam Bem Vindo (a)!

Mostre que você não apenas é observado, mas também um observador da mídia...

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Política e o jogo da mídia

Em entrevista concedida à mídia, o ex-presidente FHC, avaliou, surpreendentemente, como positiva a repercussão da foto Lula-Maluf-Hadad, em que o ex-presidente Lula aparece na mansão de um de seus maiores desafetos do passado, ‘abençoando’ a aliança do PT com o PP. Ao fazer a análise, o sociólogo terminou, como complemento, tecendo uma avaliação da intervenção midiática no processo eleitoral, enfatizando, dois aspectos interessantes, apesar de não serem novidades.

O primeiro deles foi afirmar que a coligação do PT com o PP acarretará para Hadad, um ganho de extrema importância para a disputa à prefeitura de São Paulo que é o aumento de 1 minuto e meio a mais para a sua propaganda eleitoral na TV. Ou seja, o aumento no HPG (Horário Político Gratuito), ainda considerado como um dos principais recursos e ferramentas nas disputas eleitorais no país.

Além disso, ao ser indagado sobre a repercussão negativa da foto Lula-Maluf-Hadad, FHC disse que o 'negativo' aqui é por conta da mídia que poderá fazer enquadrar da forma que convenier o episódio. Na opinião do ex-presidente, mesmo que a repercussão seja, no prmeiro momento, negativa, isso é algo totalmente reversível pelo ganho do espaço televisivo no HPG. Ou seja, que no campo midiático, o candidato de Lula terá uma valiosa ferramenta na guerra mídia x mídia na disputadíssima eleição municipal para a maior e mais importante cidade do país.

Lula, por sua vez, ao ser provocado pela imprensa acerca da polêmica causada pela sua aparição ao lado de Maluf, retrucou ironicamente avaliando como satisfatória a repercussão da foto na mídia. E, de fato, como afirmam alguns analistas políticos, o efeito cascata da foto Lula-Maluf-Hadad foi, de certa forma, positivo para o ex-ministro da Educação que, segundo pesquisas, ainda é desconhecido para boa parte dos paulistanos e cuja imagem foi amplamente projetada depois do episódio.

Como se vê na opinião de ambos os ex-presidentes, muito mais que importante recurso para a vitória em disputa eleitoral, a mídia será sempre uma ferramenta a disposição da classe política. Um instrumento a favor dos candidatos e partidos no competitivo universo de disputa eleitoral, o qual cada vez mais é regido pelo jogo do vale tudo. Muito