Sejam Bem Vindo (a)!

Mostre que você não apenas é observado, mas também um observador da mídia...

terça-feira, 22 de março de 2011

A torrente informacional

A síndrome da torrente de informação provocada, sobretudo, pela avalanche de notícias advinda da indústria jornalística e que caracteriza a contemporaneidade continua sendo um tema provocante e divergente.

O tema é discutido frequentemente nos diversos eventos paralelos que acontecem nos mais diversos espaços sociais, no Brasil e fora dele, em que se discute o futuro da era da comunicação no mundo em que vivemos.

Um dos problemas enfocados, nesse contexto, tem sido o alto nível de estresse que a síndrome do excesso de informação tem provocado nos indivíduos contemporâneos que, pressionados pela torrente informacional, são tomados pela terrível impressão de estarem desinformados, por mais que estejam antenados com o fluxo de produção de mensagens a todo instante.

Nesse sentido, a quantidade e informação publicada nas páginas online se torna um problema para os internautas, conforme colocam muitos especialistas. De outro lado, estão aqueles mais tecnólogos para quem a pluralidade de canais e quantidade de conteúdo é algo positivo e salutar para a sociedade uma vez que reforça a democratização da informação, vista hoje, por ângulos e perspectivas cada vez mais diferentes.

Mas e você, caro amigo, o que acha disso? Costumas se sentir estressado ou aliviado e até mais otimista em relação a esse fenômeno?