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domingo, 7 de fevereiro de 2010

Os segredos de sustentação do BBB

Considerada a segunda maior audiência de todas as versões já apresentadas (veja ao final deste comentário o ranking completo de ibope registrado), a décima edição do BBB parece confirmar duas premissas muito discutidas no campo da comunicação social e até mesmo fora dele. A primeira diz respeito aos efeitos concretos da repetição de uma mesma mensagem em larga escala. E, neste sentido, como defendem algumas teses, a repetição reforça a mensagem.

É o que vemos acontecer, por exemplo, com este que é já é considerado o mais bem sucedido programa de reality show de todo o mundo. A oscilação de audiência registrada pelo ibope em torno do BBB comprova isto, sobretudo, se considerarmos os três primeiros índices. Apesar do grande sucesso que foi a primeira versão do programa, conseguindo registrar 48,7 percentuais (a maior de todas já registradas), a segunda edição caiu para a metade, ou seja, 28,3, subindo em seguida para 37,0 na terceira.

Apesar de não ser nenhum estatístico quem melhor poderia interpretar os números, é notório a queda do interesse do público em relação à repetição do programa que continuou tendo na insistência o seu trunfo maior. Afinal, como também já é dito, uma mentira dita por muitas vezes, se torna uma verdade....

A outra premissa também considerável – esta mais óbvia - é de que, de fato, cada vez mais, a arrecadação comercial é quem rege a política de programação das emissoras de TV, em detrimento com a qualidade do conteúdo a ser transmitido para os telespectadores. E o BBB mais uma vez é um exemplo indiscutível dessa verdade. Além do mais por ser produzido por aquela que cujo manual de comunicação afirma estar primado num padrão de qualidade por excelência. Bons tempos esses ficados para trás....

E em se tratando de sucesso comercial, o BBB é imbatível. Para se ter uma ideia, antes de o programa ir ao ar, a Globo já havia faturado cerca de R$ 67,5 milhões apenas com a comercialização das cotas de patrocínio, algo que, como temos observados, tem gerado uma reality show mania nas demais emissoras de TV. Isto sem falar na cobertura das demais mídias, sobretudo, os sites de notícias, para quem BBB virou notícia de destaque, manchete diária obrigatória.

Pois bem, eis aqui alguns dos segredos de sustentação do Big Brother Brasil, uma comprovação incontestável da mídia a desserviço da educação, dos bons modos e valores ético-morais que estão, ou deveriam estar, acima da ganância desenfreada pelo retorno financeiro. Clara demonstração da força da grana, que como muito bem já disse o poeta: ergue e destrói coisas belas...

Ranking da audiência do BBB registrada pelo ibope
BBB 1 - 48,7 (estreia) e 59 (final)
BBB 2 - 28,3 (estreia) e 45 (final)
BBB 3 - 37,0 (estreia) e 55 (final)
BBB 4 - 41,9 (estreia) e 56 (final)
BBB 5 - 45,9 (estreia) e 57 (final)
BBB 6 - 44,8 (estreia) e 51 (final)
BBB 7 - 42,7 (estreia) e 48 (final)
BBB 8 - 36,6 (estreia) e 46 (final)
BBB 9 - 37,2 (estreia) e 41 (final)
Fonte: www.videoglobo.com