Sejam Bem Vindo (a)!

Mostre que você não apenas é observado, mas também um observador da mídia...

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Uma ajudinha para Silvio Santos...

Um fato, no mínimo, inusitado, chama a atenção daqueles para quem o poder da mídia junto dos receptores é algo realmente pra lá de intrigante. Comovidos pela dívida bilionária do banco PanAmericano, dezenas de telespectadores se solidarizaram com o empresário Silvio Santos, oferecendo ajuda financeira para o apresentador mais pop da televisão brasileira sanar o rombo de 2,5 bilhões de reais, dívida esta que, vale salientar, está sendo investigada.

As mensagens começaram a chegar na caixa de e-mail do SBT logo após a ampla divulgação do caso em toda a mídia, segundo informa a coluna Ooops, do jornalista Ricardo Feltrin. Muitas delas ressaltam o perfil de carismático e ‘generosidade’ do apresentador e demonstram a boa vontade dos telespectadores e fãs de Silvio Santos, considerado um espécie de ‘pai’ dos pobres brasileiros.

A situação, pra lá de inusitada, realça, de um lado, a forte veneração que muitos brasileiros tem para com o empresário midiático e, de outro, o tamanho da ingenuidade do povo brasileiro, conhecido por ser extremamente solidário. Resta dúvida?.

O fato é que, mesmo tendo ajudado o empresário há décadas comprando o famoso carnê do Baú, muitos dos telespectadores consideram pouco e agora desejam depositar diretamente no baú do carismático apresentador, suas contribuições generosas.

Pelo jeito, os manifestos de apoio e oferta de ajuda a Silvio Santos, atribuem ao SBT um slogan muito conhecido da concorrente da TV de Sílvio, demonstrando que o “SBT e você, tem tudo a ver”... E olhe que nem foi preciso passar o número da conta corrente ou fazer correr a sacolinha, como fazem certos empresários midiáticos do país.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Youtube e os novos rumos dos profissionais da mídia

Confirmando uma tendência recente na nova era da comunicação, as novas ferramentas virtuais de relacionamento interpessoal que integram as chamadas mídias sociais estão dando claras demonstrações que vieram para ficar e transformar, de maneira revolucionária, os rumos dos profissionais que vivem da comunicação.

Uma das últimas constatações dessa realidade vem sendo a evolução do youtube que, depois do estouro do sucesso que foi e continua sendo a blogosfera para jornalistas e publicitários, se destaca como um promissor canal e meio de sobrevivência para esses profissionais fora das empresas de comunicação.

Um exemplo bem sucedido dessa nova vertente é Joe Penna, brasileiro que vive com a renda de seus vídeos no YouTube. Residente há 12 anos nos Estados Unidos, ele se tornou famoso no ciberespaço através do sucesso que se tornou a postagem de um vídeo, através do qual se popularizou pelo pseudônomo de Mystery Guitar Man. Com foi publicado recentemente no site do www.comuniquese.com.br, os vídeos do brasileiro já foram assistidos mais de 85 milhões de vezes e Penna está entre os 15 usuários do YouTube com mais inscritos em seu canal.

Não obstante, é relevante salietar que para isso, faz-se necessário, além do espírito visionário, o de empreendedor. Joe Pena, por exemplo, ciente do lucrativo e promissor mercado que midias sociais como o youtube revela, abriu, de imediato, uma produtora, por meio da qual produz e posta vídeos constantemente na internet, fabricando, assim, a sua vitrine para vender o seu produto.

Mas, muito mais que a independência financeira, o youtube está proporcionando uma revolução ainda mais significativa para muitos profissionais que é ampliação da autêntica liberdade de expressão. Um dos protagonistas reais dessa realidade é o jornalista e publicitário Pablo Peixoto, o qual, em entrevista concedida ao mesmo site mencionado acima, disse ter saído do jornalismo por não ter encontrado espaço para se expressar livremente. O profissional disse ter entrado no jornalismo para se expressar e, ironicamente, ter saído do mesmo para poder se expressar.

A realidade vivida por esses dois personagens reflete uma das maiores e mais significativas transformações no mundo da comunicação e que afeta diretamente a vida profissional e pessoal de pessoas no mundo inteiro. Revolução esta que, vale reforçar, como lembram diversos dos estudiosos do ciberespaço e inúmeros estudos sobre as redes sociais virtuais, está apenas começando e para qual, todos devemos estar atentos. E mais ainda os profissionais do cada vez mais promissor mercado da comunicação social.