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quarta-feira, 6 de abril de 2011

Redes sociais: as mídias das mídias

Diversas são as pesquisas divulgadas por meio de conteúdo online que constatam uma realidade já incontestável em todo o mundo: o crescimento ascendente do uso das redes sociais e a interferência destas junto à mídia tradicional.De acordo com dados extraídos de artigo publicado recentemente no observatório da imprensa, de autoria de Carlos Castilho, “A média de leitores que passaram a acessar notícias de jornais a partir do sistema Twitter de micro mensagens registrou um surpreendente crescimento de quase 60% nos últimos seis meses, nos Estados Unidos”.

Como diz esse mesmo pesquisador e jornalista, trata-se de uma tendência que evidencia o fato de que as pessoas além de não comprarem mais a edição impressa, simplesmente esperam que a noticia venha até ela por meio das redes sociais, a exemplo do Twitter e do Facebook. Este último, vale salientar, continua a se destacar como a maior rede social do planeta com mais de meio bilhão de usuários.
Aliás, é com base nessa realidade que a própria empresa de cunho cibernética lançou recentemente a página “jornalistas no Facebook”, um espaço exclusivo aos repórteres e editores que vem fazendo enorme sucesso.

Segundo dados do FAcebook, desde que o projeto teve início, em 2010, o tráfego de visitas na página dos jornalistas que aderiram aos novos recursos da rede social aumentou, em média, 300%.

Como se pode ver para crer, e como frisamos frequentemente aqui neste espaço, os efeitos das redes sociais na mídia tradicional, por intermédio da grande audiência destas junto aos internautas, está revolucionando o processo e a práxi de produção, circulação e consumo deste que continua sendo o mais valioso produto do mundo: a informação. Produto este que, cada vez mais, está saindo do domínio pleno da indústria jornalística.

Tratam-se, do que podemos chamar de as mídias das mídias, por meio das quais, é possível averiguar a sustentabilidade dos velhos modelos de comunicação social, ou mais ainda, da reivenção do que se chama de comunicação de massa.