Sejam Bem Vindo (a)!

Mostre que você não apenas é observado, mas também um observador da mídia...

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A Cultura em crise!

Em crise financeira há vários anos, a TV Cultura vem passando atualmente, por um dos momentos mais nefrálgicos de sua existência e que acarreta na demissão em massa de funcionários, mudança radical da grade de programação e ameaça de a estatal ser vendida a grupos privados.

A situação caótica em que se encontra a, diga-se de passagem, melhor TV pública brasileira, está descrita no blog do jornalista Daniel Castro. Segundo ele, em nota divulgada recentemente, a Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura, afirma que a TV “precisa se renovar”, pois “perdeu audiência, qualidade e se tornou cara e ineficiente”. Palavras do presidente da entidade, João Sayad que, conforme nos informa o jornalista em seu blog, pretende transformar a emissora da atual produtora de conteúdo em uma co-produtora, enchendo a grade com programas comprados.

Também cita mudanças que seriam implementadas no jornalismo, que deixaria a cobertura do factual para investir em debates. As propostas estão sendo discutidas pelo Conselho da Fundação Padre Anchieta e em breve, deveremos ter uma posição dos membros acerca do futuro da TV que, indiscutivelmente, é a única emissora de TV em que os pais podem confiar de deixar seus filhos de todas as idades, conectados a ela, sem maiores prejuízos morais e ideológicos.

Trata-se de mais um nítido espelho de como funciona o mercado que rege os meios de comunicação de massa no Brasil e no mundo, em que prevalece, o poder comercial e os interesses meramente mercantis. Conteúdo e forma de conteúdo, fica para o segundo plano!. Trata-se da crise da cultura em todos os aspectos em nosso pobre país. Lastimável!.

Nenhum comentário: