Sejam Bem Vindo (a)!

Mostre que você não apenas é observado, mas também um observador da mídia...

quinta-feira, 18 de março de 2010

A peleja da PEC dos jornalistas

A peleja dos jornalistas contra os donos da mídia

Continua em trâmite na esfera do Poder Legislativo Federal, a PEC dos Jornalistas, como está sendo chamada a proposta de emenda constitucional que visa a restituição da obrigatoriedade do diploma em Jornalismo para o exercício da profissão. Paralelo a isso, a categoria vem se mobilizando, sobretudo, através da FENAJ e sindicatos estaduais para conseguir apoio junto às Câmaras de Deputados estaduais. A FENAJ prossegue com a orientação de que se busque, nos estados, contato com os líderes de bancadas para acelerar a composição da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisará a Proposta de Emenda Constitucional 386/09

Afora essa medida, a luta em questão vem conseguindo alguns resultados positivos, apesar de todo o empenho dos donos da mídia em deixar a situação como está, ou seja, com a queda da obrigatoriedade do diploma efetuado de maneira esdrúxula pelo STF. Um dos exemplos mais bem sucedidos do avanço no confronto em foco ocorreu recentemente (17/03) no Rio Grande do Sul. Lá, os jornalistas gaúchos comemoram a aprovação, pela Assembléia Legislativa do RS, do Projeto de Lei 236/2009, que torna obrigatório o diploma de Jornalismo para o exercício da profissão no serviço público estadual.

Um clássico exemplo de que a luta no campo social só é possível com a força da mobilização junto aos poderes constituídos e, sobretudo, a sociedade civil organizada. Sem ter de recorrer às velhas práticas ultrapassadas de protestos inócuos. Trata-se de uma luta de interesse de toda a sociedade por um jornalismo independente e de qualidade!

Nenhum comentário: