Sejam Bem Vindo (a)!

Mostre que você não apenas é observado, mas também um observador da mídia...

quarta-feira, 24 de março de 2010

O poder de manipulação global no BBB

O comentário do jornalista e colunista da UOL, Maurício Styler, publicado recentemente no site e no qual ele descreve, em linhas gerais, o poder de manipulação administrado pelo trabalho de edição desenvolvido no programa BBB, com o objetivo de conduzir a opinião pública a favor ou contra um determinado jogador, nos faz refletir sobre uma das práticas comunicacionais ideológico- estratégicas mais utilizadas pela TV Globo ao longo de sua luta pelo poder hegemônico. No comentário, Maurício ressalta algumas das ações que influenciaram diretamente o resultado referente a decisão do que é chamado de 'paredão' entre os jogadores, destacando dentre essas, o uso de edição de imagens fora de contexto, a fala do 'MC Bial” perante os participantes e o uso da opinião de celebridades, dentre essas, Luciano Hulk e sua digníssima esposa Angélica, e Preta Gil, acerca de uma das votações.

Ampliando essa análise para um cenário marco que ultrapasse a miserável realidade do programa em questão, veremos que o episódio em si ressalta a velha prática que, não uma ou outra, mas muitas vezes, a 'Venus platinada' jogou contra a vontade da maioria da população para garantir o seu quinhão. Os clássicos episódios da edição do debate entre Collor e Lula veiculada no Jornal Nacional dias antes da eleição de 89 (que apresentava os bons momentos do alagoano e os maus do hoje presidente da república) e a total omissão da emissora diante das mobilizações pelas Diretas Já em 1984 (chegando a afirmar que o histórico comício pró-diretas no Vale do Anhangabaú era uma comemoração do aniversário de São Paulo) são bons exemplos desta prática maniqueísta global.

Algo que, como vemos, se repete até mesmo em programas aparentemente isento de elemento político ideológico, mas que como sabemos, representa algo sagrado para as Organizações Globo, a audiência que continua a fazer da empresa, o império da mídia brasileira. Impérfio que comemora os 40 anos de sucesso e, claro, manipulação da opinião pública brasileira.

Enfim, como lembrou-me muito bem um amigo recentemente, o velho jeito da Globo de contar história do seu jeito, ao seu modo, e forma conveniente e que para isso agora conta com novas ferramentas que são as redes sociais, por meio das quais, as votações dos paredões do BBB, são reforçadamente jogadas ao público telespectador com uma pintada de glamour, é claro!.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

concordo plenamente com o exposto fio ...

so para apimentar, uma mensagem digitada no twitter por Luciano, angélica e preta gil. Chega a 2 milhões de pessoas instantâneamente, se houver repasse a área de informação vai crescendo de maneira exponencial e inundando a rede. Outro ponto que está acontecendo é que os sistemas estão se interligando, por exemplo, a google tem um microblog chamado buzz que pode puxar informações do twitter e espalhar nos meus contatos. Em fim, milhões e milhões de pessoas acabaram recebendo essas informações dos "formadores de opiniões" que também são vítimas da maior formadora ... a globo!