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quarta-feira, 10 de agosto de 2011

As mídias: uma nova matriz cultural

Amplamente discutido dentro e fora do universo acadêmico, o fenômeno midiático continua despertando um misto de atenção, preocupação, fascínio e desafio na contemporaneidade. Como não é mais novidade para ninguém, muito mais que um sistema de comunicação de transmissão de informação e promoção de entretenimento, as mídias desempenham, hoje, o mais significativo papel de agentes de socialização, mediando as relações do indivíduo com o mundo a sua volta e deste para consigo mesmo.

Trata-se aqui, portanto, de uma nova modalidade de cultura, ou seja, de modo de ser e estar no mundo, a qual tem recebido diversas denominações tais como cultura da mídia, cultura das mídias, cultura midiática, e midiacentrismo. Diferenças conceituais a parte, essas denominações trazem em comum o consenso de que as mídia constituem uma nova matriz cultural, de onde emergem uma série de modos de configurações da realidade, do cotidiano.

É o que defende, por exemplo, em seu livro que trata da relação entre mídia e educação, a socióloga Maria da Graça Setton. Ao destacar o conceito mais amplo de cultura, enquanto um produto da atividade material e simbólica dos humanos, a educadora ressalta a distinção desta para as demais matrizes de cultura existentes e que compõem o universo socializador do indivíduo contemporâneo, dentre as quais podemos destacar a religião e a política.

A partir dessa conjuntura, não é preciso irmos muito longe para concluirmos que, portanto, para compreendermos o tempo em que vivemos e a nós mesmos, faz-se necessário aprofundarmos a nossa visão sobre o fenômeno midiático e em torno daqueles que estão associados diretamente a este, a exemplo da própria cultura, bem como da relação imbricada entre comunicação e educação, como já foi destacado nesse blog em diversos outros artigos aqui postados.

Nesse sentido, indicamos aos interessados nesse paradigma e viés de discussão, algumas leituras instigantes e de fácil assimilação, a exemplo da própria obra mencionada de autoria de Setton, intitulada “Mídia e Educação”, bem como também: “Família, escola e mídia:um campo com novas configurações”, da mesma autora, e “Alienígenas em sala de aula: uma introdução aos estudos culturais”, de Tadeu Tomaz Silva.

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