Sejam Bem Vindo (a)!

Mostre que você não apenas é observado, mas também um observador da mídia...

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Suzana Vieira: a escandalosa Maria

A atriz global Suzana Vieira esteve recentemente em Caruaru, interior de Pernambuco, onde representou o personagem de Nossa Senhora a convite da produção de um dos maiores eventos do calendário turístico da região, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Contudo, ao contrário de outros astros do cast global, a exemplo de Eriberto Leão e Mauro Mendonça, ao invés de gloriosa, a passagem da atriz terminou sendo marcada pela revolta dos pernambucanos.

A reação foi causada por uma demonstração de desrespeito da artista à região considerada por ela como uma 'selva'.Em declaração feita à imprensa nacional a atriz sexagenária afirmou ter ferido um dos olhos por um graveto seco típico do lugar, 'existente há mais de cinco mil anos na região', onde ela afirmou ter sido 'abandonada pelo namorado, que a deixou sedenta por sexo'. Nada de outro mundo para quem conhece a persona de Suzana Vieira, figura lendária da televisão brasileira colecionadora de escândalos na vida privada.

As palavras polêmicas desferidas pela atriz reforça o preconceito secular de que o Nordeste ainda é vítima, mesmo em tempos de globalização em que a quebra das fronteiras geográficas levam a um hibridismo cultural jamais visto na história da humanidade.

Por outro lado, o episódio ressalta a postura (ou seria melhor, a falta desta..) de determinados artistas cujo perfil e histórico de vida pessoal são marcados por polêmicas e atitudes no mínimo questionáveis. Profissionais para quem o glamour representa sinônimo de arrogância e mediocridade.

Erro maior, contudo, não foi o de Suzana Vieira, e sim, da comissão organizadora do evento que convidou para o papel da mãe de Jesus, aquela que deveria fazer o personagem de Maria Madalena. Claro, que com todo respeito à Madalena!. A escolha de artistas para determinados papéis que fogem totalmente ao seu perfil enquanto pessoas, ao que parece, aponta para intenção de mudança de enredo da história sagrada mais respeitada pelos cristãos que é a morte de Jesus CRisto.

Vale ressaltar ainda que além do desrespeito ao lugar e, portanto, aos seus moradores, a atriz desrespeito o próprio evento ao se negar em ensaiar o texto dublado. Algo que rendeu duras criticas pela imprensa local em meio à total falta de sincronia entre os jestos e a voz da atriz no papel de Maria. Algo que ela se defendeu, posteriomente, alegando ser 'uma forma de interpretação criada pelo pessoal do lugar, a qual ela não estaria acostumada a trabalhar'.

E neste sentido, ao que tudo indica, muito mais que espetacularizar a história, a intenção é de profanização e, o pior, de ridicularização. Que o diga a escandalosa Maria.

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Rosildo,

se pode ver esse infeliz "acontecimento". O pior deles é sem dúvida alguma o preconceito. Lembro que um namorado de minha prima, no qual mora na mesma cidade da Maria, cheguei e ficou bastante admirado com o crato, com a cultura, belezas naturais e eu o questionei sobre o que ele esperava encontrar.

A resposta foi categorica: -Eu esperava encoontrar uma BR e umas casinhas do lado e do outro.

Devemos agradecer isso a muita gente, especialmente a rede globo de televisão por levar sempre essa imagem e quase nunca levar o que temos de melhor.

Ainda tem mais, a Maria arrazou em como NÃO ser profissional. Pena que a mídia local não tem força para fazer repercutir lá o que se passa aqui. Sempre absorvemos o que vem de lá ... esse fluxo único é um problema .. pois se um de nós tivesse feito tal coisa por lá, seria duramente criticado aqui.

Bem, é isso.

Abraço