Sejam Bem Vindo (a)!

Mostre que você não apenas é observado, mas também um observador da mídia...

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Globo aposta em novo reality $how



Anunciado como o mais novo e poderoso trunfo da TV Globo para bater índices de audiências, o programa ‘Superstar’, que estreia em abril, aponta para a consolidação de um fenômeno de que tem se valido cada vez mais as TV´s do mundo inteiro em busca da audiência, os programas de reality show.  De acordo com o que é veiculado por alguns sites de notícias, a Globo chegou a vender, em apenas 15 minutos, ao ser lançada a proposta, as cinco cotas de patrocínio do reality show ‘SuperStar’, garantindo à empresa  a receita de mais de R$ 38 milhões. Cada uma das cinco cotas do programa foi vendida por R$ 7,750 milhões. Detalhe: todas as cotas foram compradas por um mesmo grupo, o J&F, dono do frigorífico JBS-Friboi. O programa terá direção de núcleo de J.B. Oliveira, o Boninho (mesmo diretor de BBB e The Voice) e André Marques está cotado para apresentá-lo.


Assim como os demais programas do gênero lançados no país, trate-se de mais uma cópia licenciada de um produto televisivo de grande sucesso em outros países e que a Globo irá, obviamente, pegar uma ‘carona’ para alavancar os seus índices de audiência. Algo cada vez mais necessário para a empresa que, mesmo no topo ibope frente à concorrência, vem amargando uma queda deste nos últimos anos em vários de seus horários da grade de programação.

Essa diminuição nos índices de preferência dos telespectadores advém, penso eu, de dois fenômenos específicos. De um lado, o alto investimento da concorrência em suas grades de programação, a exemplo da TV Record que, como se sabe, não vem poupando esforços nem dinheiro ao investir em produtos midiáticos tais como: programas jornalísticos e de entretenimento, e de outro lado, a própria ameaça porque passam todos os sistemas de comunicação de massa tradicionais frente às mudanças impostas pelas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, as NTIC´s, que estão cada vez mais revolucionando os processos comunicacionais e o mundo como um todo.

Que o diga a abertura participativa e mais ativa dos receptores junto a esses processos comunicacionais, algo propiciado por meio das inúmeras e novas possibilidades de interação advindas do uso das NTIC´s, e que têm levado os tradicionais meios de comunicação tradicionais – até então extremamente fechados a um processo de comunicação unilateral -, reverem suas logísticas de funcionamento.

Essa tem sido, inclusive, uma das ferramentas diferenciadas desse novo reality show que será exibido pela TV Globo cujo diferencial dos demais, será propiciar aos telespectadores, uma maior interação. Criado em Israel, o formato, já licenciado para dezenas de países, apesar de ter uma banca de jurados previamente convidados, faz com que os receptores votem e se vejam na tela da emissora, ou seja, o telespectador assiste pela TV e vota em tempo real por aplicativos de smartphones e tablets. As fotos dos telespectadores votantes formam um grande painel no cenário do programa.

É justamente ai onde reside o grande trunfo logístico do ‘Superstar’ para alcançar altos picos de audiência, tornar o telespectador comum, um espécie de star, oferecendo a este, os 15 segundos de fama tão concorridos e almejados e que cada vez mais se torna um característica emblemática da sociedade do espetáculo em que vivemos.

Nenhum comentário: