Sejam Bem Vindo (a)!

Mostre que você não apenas é observado, mas também um observador da mídia...

quarta-feira, 30 de maio de 2012

jornalista: profissão descartável?!

De acordo com notícia veiculada no portal www.comunique-se.com.br, a Rádio Globo demitiu recentemente o jornalista Marcus Aurélio, de 50 anos, que ocupava o cargo de gerente nacional de programação da emissora no Rio de Janeiro. A justificativa, se é que se pode considerar, da empresa para a demissão do profissional foi a de 'contenção de gastos'.


Eis aqui mais uma nítida demonstração do total desrepeito à pessoa e descaso ao profissional de jornalismo que cada vez mais padece de uma desvalorização por parte das empresas de comunicação. O motivo alegado para o desligamento de MArcus Aruélio denuncia a forma descartável com que os profissionais da imprensa são tratados, sem considerar a extrema função social que esse desempenha para a sociedade, nem tão pouco a experiência de trabalho de muitos jornalistas. Profissão essa, aliás, que ao que parece, está na contra-mão do que apregoa o mercado ao elencar como um de seus principais critérios de empregabilidade, os anos de atuação do profissional.


Afora isso, é importante que se frise também que o jornalista está longe de ser um dos cargos mais bem pagos no país, razão pela qual o tal motivo de contenção de custos não convence. Com a palavra, os sindicatos representantes da categoria...

Nenhum comentário: