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domingo, 22 de maio de 2011

Educação x mídia: de que educação estamos tratando?

Voltando ao tema do último comentário aqui postado, julgo saliente, antes de fazer qualquer abordagem conceitual sobre o campo do conhecimento acadêmico denominado de educomunicação, apresentar um breve panorama contextual em torno do qual este se situa enquanto uma proposta de natureza inter, multi e transdisciplinar fundamentada na interface da Educação e Comunicação.

Como defendem diversos autores, tanto de uma como da outra área, tem se tornado cada vez mais inevitável pensar a educação sem nos remetermos á comunicação e vice-versa. Não somente pelo fato de vivermos na era midiática por excelência, em que as relações sociais e, mais ainda, interpessoais, perpassam necessariamente pelo uso das novas mídias, mas porque já é sabido de que o processo de educação depende, cada vez mais dos canais de comunicação midiática, ou melhor dizendo, ambos estão imbricados.

Afora isso, não é mais novidade para ninguém o fato de que, muito mais que a escola e a família que até bem pouco tempo se configuravam como as duas mais significativas e poderosas instituições de caráter educativo, esse papel vem ficando, em grande parte, a cargo dos meios de comunicação de massa, os quais muito mais que canais de comunicação, informação e entretenimento, são fortes instrumentos de formação educativa.

Nesse sentido, é sempre importante relembrar que, no contexto aqui desenhado, a compreensão da educação extrapola a visão restrita do caráter escolar que quase sempre predomina o termo, relegando o processo educacional à prática da escolarização. Indo além do espaço da cultura letrada de que dá conta as instituições escolares em geral, embora julgue um tanto desnecessário, é sempre bom ressaltar que o sentido estrito da educação aponta para um fenômeno mais amplo voltado, como, aliás, descrevem os dicionários, ao estado de formação intelecto, psíquico e moral de todo indivíduo em contato com o mundo à sua volta.

E é justamente nesse sentido em que a educação e a comunicação se entrecruzam de tal forma que se torna muito difícil dissociar uma da outra ou mesmo apontar para qual dessas nasce primeiro.

É, portanto, em meio a essa máxima que partem as discussões da educomunicação se irradiando para todos os aspectos e demais campos voltados ao complexo processo de construção do indivíduo enquanto um ser pensante, evolutivo, sem deixar de lado, obviamente, a esfera escolar que, como sabemos, constitui um aspecto extremamente relevante na vida deste.

No próximo comentário darei continuidade a esta discussão com foco voltado em particular, a uma leitura sobre os desafios das instituições de caráter educadoras frente à realidade midiática e ao surgimento de uma nova necessidade de se comunicar. Até lá!

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